Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1172
Title: Da educação pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico: a missão do profissional generalista
Authors: Carvalho, Maria Monteiro
Orientador: Ferreira, Pedro
Silva, Brigite
Keywords: Docente generalista
1º ciclo do ensino básico
Educação pré-escolar
Issue Date: Feb-2012
Citation: CARVALHO, Maria Monteiro Rodrigues de – Da educação pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico: a missão do profissional generalista. Porto : [ed. autor], 2012. 74 f. Dissertação de Mestrado - Especialização em Pré Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação Professora Doutora Brigite Carvalho da Silva e Mestre Pedro Miguel Bastos Ferreira
Abstract: A Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico apresentam-se como as primeiras etapas da Educação Básica e, como tal, devem promover nas crianças que nelas ingressam, a aquisição de competências que permitam e promovam o seu desenvolvimento a nível dos domínios cognitivo, psicomotor e sócioafetivo. Neste sentido, o presente relatório situa-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico e visa retratar, refletir e debater acerca das experiências vividas em dois estágios profissionalizantes: o primeiro com um grupo de três anos de um jardim-de-infância e o segundo com uma turma do 3º ano de uma escola do 1º Ciclo. Este trabalho inicia-se com uma nota introdutória, onde são apresentados os objetivos a atingir, seguindo-se um confronto teórico e uma análise e comparação de ambos os contextos, passando de seguida para uma descrição da intervenção educativa, terminando com uma reflexão acerca da profissionalização. Como consequência de um processo reflexivo e investigativo, percebeu-se que, apesar de algumas distinções, as duas valências em estudo assemelham-se em muitos aspetos, nomeadamente no facto de educador e professor remarem no mesmo sentido: organizar o seu trabalho em consonância com as capacidades, necessidades, limitações e interesses do grupo e de cada criança individualmente, promovendo aprendizagens ativas e significativas que possibilitem o seu desenvolvimento futuro enquanto adultos competentes e habilitados. Em suma, desta reflexão resultou o pressuposto de que, enquanto futuros profissionais generalistas, a transição entre as duas fases de aprendizagem será realizada de uma forma mais harmoniosa, mais articulada e mais estável e, consequentemente, mais positiva e eficaz para os protagonistas da educação: as crianças.
As the first stages of education, Preschool Education and Primary Education should provide children the acquisition of skills that will allow them to develop in the cognitive, psychological, physical, sociological and affective fields. This report is based on a Preschool Education and Primary Education Masters Degree, and its purpose is to describe and debate the experiences lived in both professionalizing internships: the first one with a three year old kindergarten group and the second with an elementary school third year class. This assignment will start with an introductory note where the main objectives are explained, followed by a comparison and a theoretical confrontation between both stages. It will then describe the educational intervention and it will finish with a reflection and a meditation about professionalization. After a thorough investigation process and reflection, one came to realize that there are many similarities between both a nursery teacher and a primary education teacher, namely the fact that both of them strive to achieve the same basic goals: organize their work accordingly with the groups‟ necessities, capabilities, limitations and interests, as well as those from each child, promoting an active and meaningful learning which, in the future, will translate in further competences and abilities. In the end, this reflection showed that as a future multipurpose and widely skilled professional, one will be able to make sure that the transition between the two stages will be smoother, more stable, and as such, much more effective for the education main character: children.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1172
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF-PE1_2012_RELATORIOMARIAMONTEIROCARVALHO.pdf21.48 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.