Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1178
Title: Aprendendo com as práticas vivenciadas nos estágios pedagógicos da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico
Authors: Alves, Joana Isabel
Orientador: Santos, Maria Alice
Gomes, Ana Paula
Keywords: Papel do educador
Educação pré-escolar
Docente generalista
Ensino básico (1º ciclo)
Issue Date: Feb-2012
Abstract: Contemporaneamente a educação é a base de todo um processo de aprendizagem ao longo da vida, onde se articulam valores que dão origem a um projeto educativo e a um projeto pessoal. O presente relatório profissionalizante é o culminar do trabalho realizado durante os estágios no Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico e nele se explana toda a prática vivenciada nestas duas valências de ensino. Elucida também os pontos fortes e fracos bem como as lacunas vivenciadas e as dificuldades ultrapassadas. Assenta num quadro teórico de referência e em práticas educativas, onde se dá voz às crianças, como participantes ativos no seu processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, o papel do educador/professor assume uma extrema importância em proporcionar um ambiente de aprendizagem ativo e significativo, dando alguns alicerces no desenvolvimento das crianças/alunos para que estes se tornem seres autónomos e capazes. Ainda de salientar, que enquanto docentes generalistas, devemos ter em consideração a continuidade educativa com práticas de articulação curricular ativa e ter como pressuposto de que a criança é um ser em desenvolvimento, o que leva a tornarmo-nos profissionais reflexivos e críticos da própria atuação educativa.
Nowadays, education is the foundation of a lifelong learning process where values that give rise to both an educational and a personal project are applied. This professional report is the result of the work carried out during the Preschool and Elementary school internships and outlines the experiences undergone within these two educational branches. It also clarifies the strengths and weaknesses as well as the problems faced and the difficulties that were overcome. It lies on a theoretical framework of reference and on educational practices where children are the main focus, actively participating in their teaching-learning process. This way, the educator/teacher assumes an extremely important role, offering an active and substantial learning environment to children/students and providing them with solid foundations regarding personal development, in order for them to become independent and competent. It is also important to state that we, in the quality of comprehensive teachers, must take into consideration the educational continuity with an active curricular continuum and we should also have in mind that children are developing human beings, which leads us to become reflective and critic towards our own actions.
Description: 61 f.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1178
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF_2012JoanaAlves.pdf6.22 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.