Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1188
Title: O educador de infância e o professor do 1º ciclo do ensino básico : um olhar crítico sobre as especificidades, transversalidades e continuidade nestes contexto
Authors: Cunha, Diana Patrícia
Orientador: Neves, Ivone
Silva, Brigite
Keywords: Professor reflexivo
Docente generalista
Educação Pré-escolar
Ensino básico (1º ciclo)
Issue Date: Sep-2012
Abstract: O Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e a Educação Pré-Escolar apresentam-se como as etapas basilares do processo de educação ao longo da vida, daí que a articulação entre estas duas etapas seja incontornável. Assim sendo, este novo paradigma da habilitação do docente generalista vem trazer novos desafios aos profissionais de educação, pois estes terão que reconhecer as similitudes e disparidades entre estes contextos para que uma ponte entre os mesmos seja exequível, atendendo ao objetivo último da educação: o desenvolvimento integral e harmonioso da criança. Neste sentido, o presente trabalho espelha o culminar das experiências de estágio nos contextos de 1º Ciclo do Ensino Básico e de Educação Pré-Escolar, sendo que se encontram evidenciadas as especificidades, transversalidade e continuidade existentes em ambos os contextos. A intervenção educativa nos dois contextos regeu-se por alguns princípios por nós considerados alicerçais no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente, a intencionalidade educativa sustentada nas ações de observar, planificar, intervir e avaliar; a necessidade da diferenciação pedagógica face às individualidades de cada um; a interdisciplinaridade com vista ao desenvolvimento global da criança; a importância do envolvimento parental no desenvolvimento da criança; assim como a construção ativa e cooperativa do conhecimento. Para a concretização destas reflexões pessoais foi imperativa a consulta de pressupostos teóricos que suportam as opções tomadas, assim como instrumentos de observação e de análise que permitissem uma apropriação da realidade.
The first cycle of basic education and pre-school education present themselves as the basic steps of the process of lifelong education, thence the link between these two stages is unavoidable. Therefore, this new paradigm enabling generalist teacher brings new challenges to education professionals, since they will have to recognize the similarities and differences between these contexts so that a bridge between them is possible, given the ultimate goal of education: the full and harmonious development of the child. In this sense, this work reflects the climax of the pedagogical practice experience in the contexts of first cycle of basic education and pre-school education, highlighting the specificities, transversality and continuity existing in both contexts. The educational intervention in both contexts has been guided by certain principles that we considered like a foundation in the teaching-learning process, namely the educational intentionality sustained in the actions of observing, plan, intervene and evaluate; the need for pedagogical differentiation by the individualities of each; the interdisciplinarity in order to child's overall development; the importance of parental involvement in children's development; as well as cooperative and active construction of knowledge. To achieve these personal reflections was imperative to consult theoretical assumptions that support the choices made, as well as instruments of observation and analysis that would allow an appropriation of reality.
Description: Dissertação de Mestrado - Especialização em Pré Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1188
Appears in Collections:

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF_2012DianaCunha.pdf12.57 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.