Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1200
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCajaraville Pegito, José Antónioen_US
dc.contributor.authorNogueira, Isabel Cláudiaen_US
dc.date.accessioned2012-10-29T09:45:51Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T14:07:47Z-
dc.date.available2012-10-29T09:45:51Zen_US
dc.date.available2013-05-20T14:07:47Z-
dc.date.issued2004en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1200-
dc.descriptionTrabalho de Investigação no âmbito do Programa de Doutoramento em Perspectivas Didácticas en Áreas Curriculares ministrado pelo Departamento de Didáctica e Organización Escolar da Universidade de Santiago de Compostela e pelo Departamento de Altos Estudos e Formação Avançada do Instituto Piaget.en_US
dc.description.abstractO objectivo principal deste trabalho de investigação tutelado consiste na identificação e caracterização das práticas lectivas postas em prática no âmbito dum dos domínios temáticos da área disciplinar da Matemática no 1º Ciclo da escolaridade obrigatória – domínio das Grandezas e Medidas. Para a sua concretização, a) apresenta-se uma revisão sobre construção do conhecimento matemático e teorias de aprendizagem relacionadas com educação matemática; b) procede-se a uma abordagem sobre a Matemática na educação básica, sobre o ensino da Matemática e sobre o tipo de actividades promotoras de competência matemática, com especial ênfase no domínio da Grandezas e Medidas, c) referem-se resultados de estudos nacionais e internacionais sobre práticas lectivas identificadas nas explorações efectuadas na área curricular da Matemática no 1º Ciclo. Para a realização do trabalho de campo elaborou-se um inquérito por questionário onde se podem distinguir dois grandes blocos: práticas identificadas na exploração de cinco grandezas e medidas específicas (comprimento, área, volume, massa e tempo) e práticas genéricas à exploração do bloco das grandezas e medidas. Como conclusões mais relevantes mencionamos uma frequente exploração do conceito de grandeza e respectivo(s) processos(s) de medição praticamente em simultâneo, a prática corrente de apresentação aos alunos de situações contextualizadas e significativas, alguma interdisciplinaridade nas actividades propostas e uma utilização de materiais bastante diversificada nas práticas de sala de aula.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEnsino da matemática - Ensino básico (1º ciclo)en_US
dc.titleA abordagem de grandezas e medidas no 1º ciclo do ensino básico: identificação e caracterização de práticas lectivas no âmbito da sua exploração na sala de aulaen_US
dc.typebachelorThesisen_US
Appears in Collections:Trabalhos de Investigação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TrbInvIsabelClaudia.pdf521.24 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.