Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1229
Title: Continuidade educativa : estabelecer pontes entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico
Authors: Cunha, Mónica
Orientador: Silva, Brigite
Ferreira, Pedro
Keywords: Formação de professores
Educação Pré-escolar
Ensino básico (1º ciclo)
Docente generalista
Observação
Planificação
Issue Date: 27-May-2013
Abstract: O presente relatório pretende esclarecer as práticas educativas promovidas em contexto de Educação Pré-escolar, bem como do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório será o resultado do esforço promovido em prol da concretização do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do mesmo, poderão ser revistas as praticas promovidas pela estagiária nos dois contextos de investigação. A investigação, promovida durante este estudo exploratório, dará acesso à compreensão do papel do educador e do professor do 1º Ciclo, valorando sempre o seu grupo como prioridade na constituição das suas práticas. Para além do conteúdo teórico, fundamentado em diversos autores, podem ainda rever-se trabalhos práticos que ajudam a perceber como foi sendo desenrolado este processo de profissionalização. Desde materiais, das planificações, à estruturação da sala, todos estes elementos poderão propiciar uma maior autonomia na construção das práticas desenvolvidas. Com a construção deste elemento avaliativo, consegue entender-se as diferentes fases que uma estagiária percorreu até alcançar a profissão docente. Aqui será demonstrado um enquadramento teórico que sustenta a prática, mas acima de tudo será possível compreender a evolução de um profissional reflexivo e preocupado com a educação e com a melhoria das aprendizagens. This report aims to clarify the educational practices promoted in the context of pre-school education, as well as the 1st Primary School. This report is the result of organized effort towards the realization of the Masters in Early Childhood Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education. Over the same may be revised practices promoted by an intern in both research settings. The research, sponsored during this exploratory study will provide access to understanding the role of the educator and teacher of the 1st Cycle, always valuing your group as a priority in the constitution of their practices. Beyond the theoretical content, based on various authors, may still revise up practical work to help understand how this was being unwound professionalization process. From materials, lesson plans, structuring the room, all these factors may provide greater autonomy in the construction of practices developed. With the construction of this evaluative element, able to understand the different stages that an intern took to reach the teaching profession. Here is shown a theoretical framework that underpins the practice, but above all it will be possible to understand the evolution of a reflective practitioner and concerned with education and the improvement of learning.
Description: RELATÓRIO DE ESTÁGIO apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, sob orientação da Professora Doutora Brigite Carvalho da Silva e do Mestre Pedro Miguel Bastos Ferreira
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1229
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF_2013MonicaCunhaAnexo.pdfAnexos22.75 MBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF_2013MonicaCunha.pdfDocumento principal321.79 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.