Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1236
Title: O papel do docente generalista na construção dos saberes de forma articulada
Authors: Monteiro, Joana Gil
Orientador: Silva, Brigite
Keywords: Formação de professores
Docente generalista
Issue Date: Feb-2013
Abstract: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, foi realizado um relatório com a finalidade de dar a conhecer e refletir sobre toda a prática vivenciada nas valências de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, procurando-se assim, descrever e analisar toda a intervenção educativa, sendo esta sustentada por fundamentação teórica. Neste estudo, privilegia-se uma metodologia de cariz qualitativo, em que o educador/professor reflete sobre a sua intervenção e sobre a aprendizagem das crianças/alunos, colocando em prática um processo de reflexão-ação-reflexão, utilizando estratégias eficazes, uma pesquisa sistemática e observação constante, de modo a melhorar a intervenção educativa e também com o objetivo de encontrar evidencias nas aprendizagens das crianças/alunos. A intervenção, baseada na metodologia de projeto e na aprendizagem segundo uma perspetiva construtivista, evidencia o papel ativo da criança/aluno na construção do seu desenvolvimento e aprendizagem, e apresenta-a/o como agente capaz de resolver os seus problemas e inquietações, sendo o educador/professor um mediador, promovendo o equilíbrio emocional, cognitivo e social e preocupando-se sempre com a diferenciação pedagógica. Assim, durante as intervenções, a estagiária assumiu uma atitude reflexiva, reconhecendo, como profissional generalista, a importância da articulação entre as duas valências e fazendo uma análise critica sobre a sua prática, sempre com o objetivo de adequar e melhorar a ação educativa e assim contribuir para o seu desenvolvimento pessoal, social e profissional.In the scope of the Master on Education Preschool Education and 1st cycle of Basic Education, a report was written with the goal/objective of dissemination and reflection about the practice and life experienced on the classes of Preschool Education and 1st cycle education, aiming to describe and analyse all the educative intervention, always supported by theory fundamentals. In this study, a qualitative approach was favoured, based on the educator/teacher reflection on his intervention and on the children/students learning. An action-reflection process was applied, using efficient strategies, a systematic research and continuous observation, in order to improve the educative intervention and also to recognize evidences on the children/students learning. The intervention, based on the project methodology and on the education following a constructive perspective, highlights the active role of the child/student on the building of his development and learning, and shows him as a capable agent of solving his main problems and inquietudes, where the educator/teacher act as a mediator promoting the emotional, cognitive and social equilibrium and concerning always with the pedagogic differentiation. Thus, during the interventions, the trainee student adopted a reflective attitude, recognizing, as a generalist professional, the importance of linking and articulating both valences and doing a critical analysis on her practice, always with the objective to adjust and improve the educative action and to contribute for her personal, social and professional development.
Description: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1º ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1236
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF_2013Joana Gil Sobral Monteiro.pdfDocumento principal29.84 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.