Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1240
Title: | A formação de um docente generalista : um novo paradigma do ensino |
Authors: | Rocha, Ana Rita Afonso |
Orientador: | Silva, Brigite |
Keywords: | Docente generalista |
Issue Date: | 6-Jul-2013 |
Abstract: | O presente relatório aborda a descrição do processo da intervenção educativa, que contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional do docente generalista nas valências da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório assenta fundamentalmente, numa investigação qualitativa, evidenciando a necessidade de adoção de uma postura reflexiva relativamente aos assuntos de carácter educacional. Deste modo todo o trabalho teve por base a observação directa, e os vários instrumentos de recolha de dados que apoiaram este processo, registando os diferentes momentos da prática: observação, planificação, ação e avaliação. O relatório procura, assim, mostrar a experiência vivenciada nos dois estágios bem como todo o processo de articulação entre a teoria e prática educacional em ambas as valências. Considera-se que os estágios findados vão assumir uma importância extrema para o futuro, enquanto docente, pois permitiram adquirir um vasto leque de conhecimentos, capacidades, atitudes profissionais essenciais para além da percepção de que os docentes necessitam, de forma regular, de uma formação contínua tendo em vista o enriquecimento profissional e pessoal.The present report addresses the description of the educative intervention that contributes to the personal and professional development of the generalist teacher in the Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education valences. This report is mainly based on a qualitative research, highlighting the need to adopt a reflective attitude concerning education issues. In this way, all work was based on direct observation, and the several tools used for data collection, that supported this work, have registered the different moments of practice: observation, planning, action and evaluation. Therefore, the report aims to show the lived experience in the two internships, as well as the whole process of articulation between the educational theory and practice of both valences. It is considered that the finished internships have assumed an extreme importance to the future, as a teacher of the individuals in question. Thus, they allowed the acquisition of a broad range of knowledge, skills and essential professional attitudes, beyond the perception that teachers require, on a regular basis, a continuous educational training in view of the professional and personal enrichment. |
Description: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1º ciclo do Ensino Básico. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1240 |
Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TM-ESEPF_2013Rita Rocha.pdf | Documento principal | 6.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.