Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1241
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.authorFernandes, Teresa Mafalda Brito-
dc.date.accessioned2013-08-06T10:32:54Z-
dc.date.available2013-08-06T10:32:54Z-
dc.date.issued2013-07-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1241-
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1º ciclo do Ensino Básico.en_US
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito do Mestrado na Área de Formação de Professores – Especialidade em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e evidencia a prática educativa em duas instituições, em contexto pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, num período de quatro meses de estágio em ambos os contextos. Neste relatório caracteriza-se e contextualiza-se as instituições, assim como o grupo de crianças, o meio envolvente e a experiência da estagiária, salientando a sua evolução durante este período. Desta forma, foi pertinente realizar um estudo de caracter qualitativo, referente aos participantes do estudo, composto por vinte e três crianças, no pré-escolar e vinte e cinco crianças no 1º Ciclo do Ensino Básico. Deste modo, o presente relatório apresenta o desenvolvimento profissional e pessoal da estagiária em ambas as valências, tendo em conta uma análise detalhada da intervenção educativa nos dois contextos e consequente reflexão. Para complementar esta análise, foi realizada uma recolha de dados com registos de observação, registos fotográficos, grelhas de observação, listas de verificação, entre outros, bem como uma descrição detalhada de toda a intervenção educativa, pautada pelos desafios que se colocam ao profissional da educação, com alicerces nas teorias públicas, metodologias educativas e um exercício de reflexão constante.This report comes under the Master Degree in Preschool Education and Teaching of Elementary School shows the educational practice in both institutions, in the context of preschool and 1st cycle of Basic Education, on a four-month internship in both contexts. This report characterizes and contextualizes the institutions, as well as the group of children, the environment and experience of a intern, showing its evolution during this period. Thus, it was pertinent to conduct a study of qualitative character, referring to the study participants, composed of twenty-three children in preschool and twenty-five children in the 1st cycle of basic education. This report presents the development professional and personal level of the intern in both internships, considering a detailed analysis of the educational intervention in both contexts and consequent reflection. To complement this analysis, it was performed a data collection with records of observation, photographic records, observation grids, checklists, among others, as well as a detailed description of all the educational intervention, guided by the challenges facing the professional education, based on the public theories, educational methodologies and a constant reflection.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectIntervenção educativaen_US
dc.subjectObservaçãoen_US
dc.titleConstrução da profissionalidade docente e desafios educacionaisen_US
dc.typemasterThesisen_US
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF_2013TeresaFernandes.pdfDocumento principal15.05 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.