Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1248
Title: O ato de educar na construção da profissionalização
Authors: Rocha, Susana
Orientador: Silva, Brigite
Keywords: Ensino reflexivo
Docente generalista
Issue Date: 6-Aug-2013
Abstract: Este relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, pretende ser um meio para dar a conhecer o percurso efetuado ao longo da construção da profissionalização. Este foi realizado numa perspetiva de desenvolvimento pessoal e profissional, promovendo uma postura crítica e reflexiva em relação à prática educativa, uma vez que o educador/professor é uma peça fundamental no processo educativo para a construção e desenvolvimento do indivíduo e a sua inserção na sociedade. A descrição da intervenção educativa apresenta uma abordagem qualitativa em educação, valorizando a constante reflexão na intencionalidade dos profissionais de educação. É de salientar que, em todo o processo reflexivo, foram importantes as várias dimensões curriculares, nomeadamente a organização dos espaços e materiais e tempos educativos, assentes nas várias perspetivas educacionais presentes no ato de educar da intervenção educativa do observar – planificar - intervir – avaliar. Acrescenta-se ainda a relação com as instituições, a comunidade e a relação escola-família, sustentando a prática por várias técnicas e instrumentos de recolha de dados, que permitem aprofundar a essência de um profissional reflexivo, tendo presente que a criança/aluno deve ser vista como um ser único e especial. This internship report, carried out within a Master’s Degree in Pre-school Education and Primary School Teaching, intends to show the pathway to professionalism. The internship was done with the perspective that it was a means of gaining personal and professional development and that it promoted a critical and reflective position regarding educational practice. This is because the educator/teacher is a crucial participant in the educational process whereby the individual develops as a person and is inserted into society. The description of educational intervention presents a qualitative approach to education, valuing constant reflection in the intentionality of professional educators. It is to be pointed out that, during the reflective process, the different curricular dimensions were taken into account, namely educational material, space and time organization. These were based on the different educational perspectives present in the educational process of intervention: observing, planning, intervening and evaluating. The relationships with institutions, the community and the family should also be considered, supporting this practice with several techniques and data collection tools, which deepen the essence of a reflective professional, taking into consideration that the child/pupil must be seen as a unique and special being.
Description: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1º ciclo do Ensino Básico.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1248
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF_2013SusanaRocha.pdfDocumento principal8.23 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.