Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1257
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dc.contributor.advisorCunha, Isabel-
dc.contributor.authorGomes, Maria do Carmo Costa-
dc.date.accessioned2013-08-07T09:58:37Z-
dc.date.available2013-08-07T09:58:37Z-
dc.date.issued2013-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1257-
dc.descriptionProjeto de investigação no âmbito da Pós-Graduação em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.en_US
dc.description.abstractO presente trabalho, visa perceber qual o papel da família no desenvolvimento da autonomia do jovem com Síndrome de Asperger. O trabalho é constituído por duas partes: na primeira parte, procedemos à pesquisa bibliográfica através de obras de vários autores onde constam conceitos e teorias explicativas, acerca do espetro do autismo e mais concretamente sobre a síndrome de Asperger. De seguida, abordamos também através de uma revisão da literatura, conceitos como família e construção de autonomia. A segunda parte do trabalho, projetando o estudo empírico, será constituída pelas considerações metodológicas a ter em consideração num estudo de caso de uma criança diagnosticada com Síndrome de Asperger. Para tal, foram utilizados alguns instrumentos de recolha de dados que nos possibilitaram o confronto entre a teoria e a prática: análise documental, ficha de anamnese, grelha de observação de comportamentos e inquérito por entrevista. Através da análise dos dados recolhidos verificamos que a participação e colaboração da família no processo educativo foi determinante no desenvolvimento da autonomia da criança em estudo. Desde o momento em que tiveram conhecimento do diagnóstico, os pais foram incansáveis em procurar informações sobre a perturbação e em pedir ajuda junto dos médicos e educadores acerca das melhores estratégias a pôr em prática. Dentro das suas limitações, com este trabalho foi possível verificar de que forma a família se organiza em determinadas atividades que podem contribuir para a construção da autonomia destas crianças. De acordo com Montandon (2005), os progenitores desempenham um papel muito importante no desenvolvimento da autonomia dos filhos, ao providenciarem condições para que estes tenham as suas experiências mais diversificadas.en_US
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectSíndrome de Aspergeren_US
dc.subjectEnvolvimento familiaren_US
dc.subjectEducação especialen_US
dc.titleEnvolvimento familiar e autonomia na criança com síndrome de aspergeren_US
dc.typebachelorThesisen_US
Appears in Collections:PG Educação Especial

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