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Title: Aprender a ser pais felizes com um filho com deficiência mental
Authors: Pereira, Manuela Maria da Costa e Cunha
Orientador: Sousa, Júlio Pereira
Keywords: Educação especial
Deficiência mental
Issue Date: 10-Jul-2013
Abstract: “ Saber Viver”, independentemente das situações adversas, implica a sabedoria para lidar e controlar as emoções. A capacidade de conhecer as emoções é a base da Inteligência Emocional. Aquele ou aquela que não consegue gerir as emoções luta durante muito tempo contra uma sensação de angústia e demora muito tempo a recuperar de situações e problemas que lhe vão surgindo. Confrontados com um diagnóstico de deficiência mental, muitos pais encaram-no como o prenúncio de uma vida futura infeliz, porquanto nenhum ser humano deseja ter uma criança com deficiência. Do diagnóstico à aceitação, muitos pais, imbuídos de emoções negativas, percorrem um caminho doloroso, comprometendo o seu bem-estar pessoal, profissional, social e familiar. Diante disso, verifica-se a necessidade destes pais aprenderem a ser emocionalmente inteligentes, através da regulação emocional e de uma reconceptualização do conceito de felicidade, no sentido de aceitaram a “nova criança” em detrimento da criança idealizada durante os nove meses de gestação. Com vista à consecução desta tarefa, desenvolvemos uma investigação para a elaboração e implementação de uma Formação que se enquadre na temática “Aprender a ser Pais Felizes de um filho com deficiência mental”, cujo objetivo mor é de conferir a estes pais a capacitação para transformarem as suas emoções negativas em positivas. A análise dos resultados obtidos permitiu-nos concluir que a Formação levada a cabo é uma necessidade real, pois conferir-lhes-á a motivação para encontrar dentro de si habilidades que lhes permitam promover momentos de felicidade, não se centrando, apenas, na preocupação do futuro da criança, antes no seu percurso de vida, ou seja, no dia-a-dia. ABSTRACT: “Knowing how to live”, regardless of adverse situations, implies the wisdom to deal and control emotions.The capacity of knowing emotions is the base of Emotional Intelligence. He or she who can not manage emotions, struggles for a long time against a feeling of anguish and it takes a long time to recover from situations and problems that arise. Faced with a diagnosis of mental retardation, many parents see it as harbinger of a miserable future life, because no human being wants to have a child with disabilities. From a diagnosis to acceptance, many parents, imbued with negative emotions go a painful way, compromising their professional,social and family well-being. Therefore, there is a need for these parents to learn to be emotionally intelligent, by emotional regulation and a reconceptualization of the concept of happiness, to accept the “new child” at the expense of the child conceived during the nine months of pregnancy. In order to achieve this task, we conducted a research to the development and implementation of a Training that fits the theme “Learning to be Happy Parents of a child with mental retardation”, whose main goal is to give parents the capacity to transform their negative emotions into positive ones. The analysis of the results allowed us to conclude that the training carried out is a real need, because it will give them the motivation to find within themselves the skills to foster moments of happiness, rather than focusing onlyon the child´s future, but on their life´s course, their day-to-day.
Description: Dissertação apresentada à MCE Paula Frassinetti com vista à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial sob a orientação do Professor Doutor Júlio Sousa.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1271
Appears in Collections:Educação Especial

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