Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1273
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dc.contributor.advisorLima, Rosa-
dc.contributor.authorFerreira, Márcia-
dc.date.accessioned2013-10-17T11:27:10Z-
dc.date.available2013-10-17T11:27:10Z-
dc.date.issued2013-01-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1273-
dc.descriptionDissertação realizada por Márcia Liliana Sousa Ferreira, sob orientação de Professora Doutora Rosa Lima, para a obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação, Especialização em Educação Especial.en_US
dc.description.abstractAs competências de linguagem dependem da integridade e maturação do sistema nervoso central e do desenvolvimento de mielinização das fibras nervosas de todo o sistema sensorial humano. Na aprendizagem do padrão articulatório de uma língua estão envolvidos aspetos motores e sensoriais. De entre estes últimos – sensoriais, a perceção auditiva constitui um fator determinante para a aquisição e desenvolvimento dos modelos linguísticos nos quais a criança se insere. A perceção auditiva está relacionada com a capacidade de o individuo analisar, organizar e compreender os sinais sonoros recebidos pelo sistema auditivo, num percurso que se inicia no ouvido externo e termina no sistema nervoso central nas destintas áreas que no mesmo se comprometem com a receção e transcodificação dos elementos sonoros, sejam estes relativos a “interpretações” de carater verbal ou não verbal. No estudo que se apresenta, avaliamos a perceção auditiva [PA] em crianças dos 4 aos 5 anos de idade e comparamos os resultados com as suas competências de linguagem oral. A amostra deste estudo é constituída por um total de 16 crianças, das quais 8 apresentam atraso de linguagem (classificação baseada na opinião dos seus educadores e perante confirmação através de provas especificas de produção e compreensão da linguagem oral) e 8 não revelam, pelos critérios atras definidos, atraso de linguagem. Partimos pois do princípio que configura dois grupos com manifestas diferenças nas suas performances. Através da análise estatística aos mesmos realizada, verificamos que os resultados obtidos na prova de perceção auditiva são significativamente diferentes entre os dois grupos: as crianças com atraso de linguagem apresentam maiores dificuldades em todas as habilidades de perceção auditiva do que as crianças sem atraso de linguagem. Os resultados revelam ainda, existirem correlações entre o nível de compreensão linguística e o desempenho em tarefas de perceção auditiva assim como, entre o tipo de processos de simplificação da fala utilizados e o tipo de desempenho em algumas sub-provas de perceção auditiva (menor desempenho nas crianças com atraso de linguagem). Em nosso entender, os resultados deste estudo evidenciam a relevância da avaliação da perceção auditiva antes do ensino formal, em crianças com sinais de atraso de linguagem.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação especialen_US
dc.subjectPerturbações da linguagemen_US
dc.titleCompetências de linguagem oral e percepção auditiva em crianças com atraso de linguagemen_US
dc.typemasterThesisen_US
dc.identifier.tid201908549-
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