Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1280
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Maria Cristina-
dc.contributor.authorRibeiro, Sara-
dc.date.accessioned2013-10-23T08:42:15Z-
dc.date.available2013-10-23T08:42:15Z-
dc.date.issued2013-06-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1280-
dc.descriptionTrabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: área de especialização em Animação da Leitura realizado sob a orientação científica da Professora Doutora Maria Cristina Vieira da Silvaen_US
dc.description.abstractO presente trabalho situa-se na área de especialização em Animação da Leitura do Mestrado em Ciências da Educação e visa averiguar de que forma se reflete a introdução da tecnologia Realidade Aumentada na promoção da leitura e das competências leitoras. Neste trabalho, considera-se que a introdução e exploração da tecnologia Realidade Aumentada em livros infantis, atualmente efetivada por algumas editoras e centros de investigação, lança novos desafios à forma como abordamos e compreendemos o livro, a leitura e como poderá suceder a promoção das competências leitoras. Mas será realmente esta uma tecnologia adaptável aos propósitos a que agora se propõe? E como abordar esta nova tecnologia no sentido de promover a compreensão leitora? Com este projeto, foi possível concluir que a Realidade Aumentada constitui uma mais-valia ao serviço da promoção da leitura, nomeadamente através do trabalho levado a cabo na primeira fase deste projeto, centrado em torno da utilização de publicações já existentes no mercado. A esta mais-valia acrescem benefícios específicos em torno da promoção das competências leitoras, as quais foram identificáveis mediante a construção, partilhada com os alunos, de livros recorrendo a esta tecnologia. ABSTRACT This work is a specialization in the Animation of the Reading of the Master’s in Education and it aims to investigate how the introduction of technology in Augmented Reality reflects in the promotion of reading and skill readers. This paper considers that the introduction and exploitation of the technology Augmented Reality in children's books, currently enforced by some publishers and research centers, poses new challenges to how we approach and understand the book, the reading and how can happen the promotion of skills readers. But is this technology really adaptable to the purpose that it aims? And how to approach this new technology in order to promote reading comprehension? With this project, it was concluded that Augmented Reality is an added value to the service of promoting reading, particularly through the work carried out in the first phase of this project, centered around the use of existing publications on the market. To this surplus value, specific benefits are added around the promotion of readers’ skills, which were identified with the help of students creating books using this technology.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectAnimação da leituraen_US
dc.subjectHábitos de leituraen_US
dc.titleRealidade aumentada e suas implicações na promoção da leituraen_US
dc.typemasterThesisen_US
Appears in Collections:Animação da Leitura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF-EE_2013_TM-ESEPF-AL22.pdfDocumento principal15.56 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.