Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1290
Title: O professor competente: da teoria à prática
Authors: Moreira, Joana Margarida
Orientador: Gomes, Ana
Keywords: 1º Ciclo do Ensino Básico
2º Ciclo do Ensino Básico
Issue Date: 2013
Abstract: O estágio realizado nas valências de 1º e 2º ciclo caracterizam assim as exigências de uma futura vida profissional, de um professor com dupla habilitação. Nesse sentido ao longo deste relatório explicitaremos as competências que um professor deve desenvolver atualmente nos contextos estudados. Para evidenciar características e processos damos conta de todo o caminho percorrido ao longo deste estágio, o processo de observação que culmina numa intervenção e em consequentes reflexões sobre a ação. Apoiando sempre a prática em pressupostos teóricos, no sentido de promover a competência docente, por sua vez, traduzida numa melhoria das qualidades de aprendizagem dos alunos, salientando os diferentes papéis desempenhados pelo docente durante a sua prática. Um professor competente que desempenha diferentes papéis, o de técnico (que utiliza ferramentas e que põe em prática o saber fazer), o de ato social (que analisa e envolve-se em projetos), o da pessoa (que continua em desenvolvimento pessoal, que se relaciona com os outros e comunica constantemente), o do prático reflexivo (que produz e reflete sobre práticas e que as inova constantemente), o do prático artesão (que realiza as suas funções e planeia toda a ação) e finalmente o professor culto (que domina saberes disciplinares, interdisciplinares, didáticos, epistemológicos, pedagógicos e psicológicos). ABSTRACT The stage held the valence of 1st and 2nd cycle so characterize the demands of a future life, a teacher with double qualification. In this sense throughout this report we make the skills a teacher must currently develop in the contexts studied. To highlight features and processes realize the entire journey throughout this stage, the observation process that culminates in an intervention and subsequent reflections on the action. Supporting, always practice on theoretical assumptions, in order to promote the teaching competence translated into improved quality of student learning. Emphasizing the different roles played by teachers during their practice. A competent teacher who plays different roles of the technical (and which tools that implement the know-how), the social act (analyzes and involved in projects), the person (who remains on personal development, which relates to the other and communicate constantly), the reflective practitioner (produces and reflects on the practices and innovates constantly), the practical craftsman (performs its functions and all action plans) and finally the teacher cult (which dominates disciplinary knowledge, interdisciplinary teaching, epistemological, pedagogical and psychological). ESEPF17
Description: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1290
Appears in Collections:Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF-_2013_TM-ESEPF-1º_2º_7pdf..pdfDocumento principal2.48 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.