Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1303
Title: Professor em formação em busca da excelência na sua prática
Authors: Gala, Ana Maria Teixeira Bastos Vaz
Orientador: Gomes, Ana Paula
Keywords: Ensino Básico (1º-2º ciclo)
Prática pedagógica
Investigação qualitativa
Issue Date: 7-Oct-2013
Abstract: O presente relatório relata as experiências pedagógicas desenvolvidas no âmbito das Unidades Curriculares de Prática de Ensino Supervisionado I e II. Estas constituíram o período mais substancial do nosso trabalho durante o segundo ano do mestrado e último da nossa formação complementar para o ensino formal. Este trabalho marca o término de uma caminhada em que, gradualmente, se foi desenvolvendo a nossa profissionalidade e o nosso tacto pedagógico, permitindo complementar com saber feito de experiência os cânones teóricos. Durante este período de estágio, em contexto de 1.º e 2.º Ciclos, foi colocada especial ênfase na vertente da intervenção, aproximando as experiências em sala de aula do futuro profissional para que nos preparamos. Pela confrontação da experiência concreta do trabalho de campo com o saber teórico que o fundamenta e enquadra, énos possível, hoje, apreender as práticas pedagógicas com que mais nos identificamos e que mais valorizamos em contexto lectivo. Tal avaliação de métodos e resultados só é possível no contexto de uma investigação qualitativa de carácter naturalista, que tentámos encetar. Como aspeto particularmente enriquecedor, destacamos o trabalho realizado em duas instituições de perfis socio-económicos muito distintos. Esta variedade de contextos e de meios levou-nos a descobrir potencialidades próprias de cada ambiente, inculcando na nossa prática estratégias inovadoras e capacidade de contornar obstáculos. Todo o trabalho desenvolvido ao longo deste período permitiu confirmar as aspirações que nos moviam desde o começo do ano lectivo, cultivando em nós o sentido da profissão como paixão e reforçando a noção do impacto que a nossa prática pode ter naqueles a quem nos dedicamos. ABSTRACT This report gives an account of the teaching experiences we’ve been through during Prática de Ensino Supervisionado I and II curricular units. These have made most of our work time during the second year of our Master’s Program and the last of our complementary learning for formal teaching. The present work is a landmark at the end of a journey in which we gradually developed our professionality and our pedagogical sense, filling the theoretical principles with practically-proven wisdom. During this probation period, intervention was a main goal in our work, being specially emphasized as a mean to bring us closer to our future tasks as teachers. Putting together the field work and the concepts that give it meaning has made it possible for us, today, to identify the strategies that make the most sense to us and that we value above all others. Such evaluation of results and methods is only possible in the context of a qualitative investigation of naturalistic quality which we tried to perform. As a specially fulfilling experience, we would like to lay emphasis on the work made with two institutions of very different social and economical background. This variety of contexts and resources opened the potentiality of each environment, and challenged us to find new solutions and strategies in a positive way. All the work made during this period confirmed the aspirations that have guided us since the beginning of the school year, solidifying the idea of a profession as a passion and of the impact we can have on those we dedicate to.ESEPF17
Description: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1º e 2º ciclos do ensino básico
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1303
Appears in Collections:

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF-_2013_TM-ESEPF-1º-2º12.pdfDocumento principal5.51 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.