Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1308
Title: Avaliação de desempenho docente. Um olhar empenhado em contexto organizacional
Authors: Pereira, Ana Paula
Orientador: Gouveia, João
Keywords: Avaliação
Desempenho
Profissão docente
Issue Date: 8-Oct-2013
Abstract: Ao longo destes últimos anos, a avaliação dos docentes foi sofrendo alterações, desenvolvimentos e aperfeiçoamentos (tendo em conta os princípios defendidos pelo Ministério da Educação e Cultura, os diversos relatórios da OCDE, as opiniões dos professores, transmitidas pelas organizações que os representam e pelas várias comissões de acompanhamento deste processo). Neste trabalho, desenvolve-se uma investigação de tipo meta-avaliativo, num determinado contexto organizacional, com vista a analisar a qualidade de implementação do anterior sistema de ADD e identificar, na ótica dos agentes educativos mais diretamente envolvidos no processo, eventuais sugestões e propostas de melhoria, em futuras situações de avaliação de desempenho docente. Os pressupostos teóricos do trabalho assentam em lógicas de gestão do desempenho docente, com forte caráter regulador e ao serviço dos objetivos estratégicos do Agrupamento. Tratando-se de um estudo descritivo de um caso, foram utilizados instrumentos como questionários, entrevistas, para além de análise documental e observação participante, no sentido de poder triangular dados para cada variável em análise. Esta investigação pode fundamentar o futuro trabalho a desenvolver pela comissão responsável da avaliação de desempenho docente, bem como ser utilizado pela direção do Agrupamento, no sentido de práticas mais eficazes de gestão de recursos humanos. ABSTRACT: Over recent years, the evaluation of teachers has undergone several changes, developments and improvements (taking into account the principles advocated by the Ministry of Education and Culture, the various reports from the Organization for Economic Co-operation and Development (OECD), the opinions of teachers, provided by organizations that represent them and the various monitoring committees in this process). In this work, a meta-evaluation was investigated in a given organizational context (cluster of school) in order to analyze the quality of implementation of the previous system of ADD and identify, from the perspective of educational agents more directly involved in the process, possible suggestions and proposals improvement in future situations to evaluate teacher performance. The theoretical work is based on logical management of teacher performance, which are strongly regulated and based on the strategic objectives of the cluster of school. Since this is a descriptive study of a case, we used tools such as questionnaires, interviews, as well as documentary analysis and participant observation, in order to be able to triangulate data for each variable in the analysis. This research may support future work of the committee responsible for the evaluation of teacher performance, as well as being used by the management of the cluster of school studied, in what concerns the best practices in human resource management.ESEPF17
Description: Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: área de especialização em Supervisão Pedagógica.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1308
Appears in Collections:Supervisão Pedagógica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF-_2013_TM-ESEPF-SUP29.pdfDocumento principal8.7 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.