Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1309
Title: Necessidades e expetativas dos professores face à supervisão/avaliação de desempenho docente no âmbito da educação visual/artes visuais
Authors: Vasconcelos, Maria de Fátima Falcão Pestana
Orientador: Gouveia, João
Keywords: Supervisão pedagógica
Avaliação de desempenho
Desenvolvimento profissional
Expressão plástica
Issue Date: 8-Oct-2013
Abstract: Este artigo reporta-se a um trabalho de investigação no âmbito da valorização e do desenvolvimento pessoal e profissional, a partir do contexto educativo no qual nos encontramos inseridos, numa conjuntura que tem como pano de fundo a avaliação de desempenho docente. Numa primeira análise, procedemos a uma revisão bibliográfica que nos permitiu aceder a diferentes abordagens que favoreceram a criação de um quadro teórico que nos proporcionou a incursão no trabalho de campo. O estudo teve lugar num Agrupamento de Escolas, sediado na área do Grande Porto, e reporta-se aos anos letivos de 2010/2012, sendo que, no último ano, se procedeu à recolha da informação, para identificar e compreender a perceção dos agentes pedagógicos, que detêm a seu cargo a implementação da área da Educação Visual – Artes Visuais e possuem experiência pedagógica subjacente ao processo de Avaliação de Desempenho Docente (ADD). Para além de dar voz a quem enfrentou e enfrenta esta realidade, aproveitámos também para equacionar algumas das questões por eles evocadas, com o objetivo de identificar problemas, e perspetivar propostas/recursos que possam contribuir para facilitar a introdução de inflexões, contribuindo para uma melhoria contínua deste processo, que se desenvolve, em conexão com outros processos, com os quais interage. Os dados recolhidos resultam de uma pesquisa predominantemente qualitativa, tendo o estudo de caso como suporte metodológico. Uma vez que a amostra é sustentada por um grupo de professores que, por sua vez, se encontra circunscrita a um determinado contexto social e institucional, a sua generalização a outras realidades e a outros contextos aparece, à partida, condicionada. ABSTRACT This article is based on a research work in the ambit of an increase in value of personal and professional development, within the educational context we find ourselves, in an environment that has its background in the evaluation of teachers’ performance. In a first analysis, we carried out a bibliographic review that enable us to access to different approaches and helped to establish a theoretical framework that sustained an incursion into the fieldwork. The study takes place in a Group of Schools, in the outskirts of Oporto city, and goes back to the school years of 2010/2012. Last year, the required information was gathered in order to identify and understand the perception of different pedagogical actors, who were responsible for the implement of the Visual Education area - Visual Arts, from their teaching experience, which underlies the evaluation of teachers’ performance. Apart from speaking out for those who faced and face this reality, we also took advantage of some of relevant issues raised by them, in order to identify problems, as well as proposals/resources that can facilitate the introduction of inflections contributing to a continuous improvement of this process, which develops itself in connection with other processes, interacting with each other. The data collected are the result of a survey, predominantly qualitative, and have a case study as methodological support. As the sample is supported by a group of teachers that is confined to a particular social and institutional background/context, beforehand, itsgeneralization seems to be, restricted to other contexts and realities.ESEPF17
Description: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação – Especialização em Supervisão Pedagógica.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1309
Appears in Collections:Mestrado em Educação Área de Especialização: Supervisão Pedagógica e Orientação da Prática Profissional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF-_2013_TM-ESEPF-SUP30.pdfDocumento principal4.78 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.