Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1310
Title: Um olhar sobre crianças institucionalizadas num jardim de infância
Authors: Vasques, Inês Ribeiro
Orientador: Neves, Maria Ivone
Keywords: Educação pré-escolar
Criança institucionalizada
Pedagogia diferenciada
Issue Date: 2013
Abstract: O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresentando todo o percurso de desenvolvimento pessoal e profissional ao longo do ano letivo 2012/2013. O estágio profissionalizante decorreu junto de um grupo de três anos onde foi desenvolvida uma prática pedagógica assente nos princípios da aprendizagem ativa e participativa da criança, em que esta é a construtora do seu conhecimento. Para além disto, permitiu ainda uma vivência próxima junto de duas crianças institucionalizadas. Assim, foi realizado um estudo aprofundado quanto aos comportamentos das mesmas em contexto de jardim-de-infância. Este estudo centrou-se numa análise documental, revisão da literatura, elaboração de entrevistas à equipa pedagógica e observação aprofundada das duas crianças. Ao longo deste ano foi possível articular todos os saberes teóricos já aprendidos, desenvolvendo uma prática pedagógica reflexiva. Considerando que, um educador de infância deve intervir de forma fundamentada, tendo sempre em conta as caraterísticas do grupo de forma a ir ao encontro das necessidades e interesses das crianças. Para tal, tornou-se fundamental a observação, a avaliação e a reflexão para se conseguir ajustar toda a intervenção educativa ao grupo de crianças. ABSTRACT The presented report was brought about in the scope of the Master’s Degree in Preschool Education, introducing the entire route of personal and professional development along the school year 2012/2013. The professionalized practical training was held among a three year old group with which it was developed a pedagogical practice based on the principles of active and participative child learning, in which the child is the builder of its own knowledge. Furthermore, it allowed a close experience within two institutionalized children. Therefore, it was carried out a deep study regarding their behaviors in kindergarten context. This study was centralized on documental analysis, literature revision, interviews with the pedagogical team and depth observation of the two referred children. During this year it was possible to combine all the theoretical knowledge previously obtained, developing a reflexive pedagogical practice. Regarding that a nursery teacher must intervene in a grounded way, having always in consideration the characteristics of the group so it can be possible to reach the children’s needs and interests. For this, it became fundamental the observation, the evaluation and the reflection so that the adjustments of the educational intervention could be held towards the group of children
Description: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1310
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF-_2013_TM-ESEPF-PE30.pdfDocumento principal19.52 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.