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dc.contributor.advisorLima, Rosa
dc.contributor.authorAlmeida, Vasco Romano Tavares
dc.date.accessioned2013-11-21T09:57:49Z
dc.date.available2013-11-21T09:57:49Z
dc.date.issued2013-11-21
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1313
dc.descriptionProjeto de Investigação da Pós- graduação, em Educação Especial – Domínio cognitivo e motor, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, no ano letivo 2010/ 2011.en_US
dc.description.abstractO presente trabalho insere-se no ambito da pós graduação em Educação Especial, onde foi elaborado um Estudo de Caso de uma criança com Espinha Bífida – mielomeningocelo, natural da Guiné-Bissau. Esta criança será denominada de K. A Espinha Bífida é uma das deficiencias mais frequentes do sistema nervoso central, sendo o mielomeningocelo a manifestação mais grave desta doença. As crianças com esta afeção têm de aprender a viver com um conjunto de alterações de caráter físico/ motor, sensorial, cognitivo, emocional/afetivo e sociai associadas a esta patologia: alterações neurológicas, com graus de paralisia variável, deformações ortopédicas, incontinência intestinal e vesical, perda de sensibilidade, problemas psicológicos e dificuldades de adaptação social são algumas limitações que condicionam a adaptação social e escolar das crianças com Espinha Bífida – mielomeningocelo. Cabe à escola, minimizar os inconvenientes associados à problemática apresentada por K. e promover a inclusão escolar e social desta criança.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEspinha bífidaen_US
dc.titleEspinha bífida : estudo de um casoen_US
dc.typebachelorThesisen_US
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