Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1344
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Mónica-
dc.contributor.authorPinheiro, Carla Sofia Gonçalves da Silva-
dc.date.accessioned2014-04-01T11:29:10Z-
dc.date.available2014-04-01T11:29:10Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1344-
dc.descriptionTrabalho de Pós-Graduação em Educação Especial, realizado para a Unidade Curricular de Seminário de Projeto.en_US
dc.description.abstractO presente trabalho foi realizado no âmbito do Projeto de Investigação da Pós- graduação, em Educação Especial – Domínio cognitivo e motor, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, no ano lectivo 2011/ 2012. Tendo como orientadora do mesmo a Doutora Mónica Oliveira.Pretendemos com este projecto de intervenção-acção avaliar em que medida a ilustração e a expressão plástica contribuem para o desenvolvimento e aquisição da figura humana numa criança com atraso global de desenvolvimento que frequenta o ensino pré-escolar.O presente trabalho foi dividido em duas partes, em que na primeira faremos o enquadramento teórico do tema em estudo, o atraso global de desenvolvimento onde abordaremos o seu conceito e de como se processa o seu diagnóstico. Abordaremos ainda o conceito de expressão plástica e a sua importância nas metas de aprendizagem interligando-os com o desenho da criança e a aquisição da figura humana. Nesta primeira parte faremos ainda referência a ilustração e a sua importância como um contributo para o desenvolvimento da criança.A segunda parte deste trabalho destina-se a parte empírica onde iremos abordar os processos metodológicos utilizados, os objectivos a que nos propusemos com esta investigação, a amostra (que se caracterizou por apenas um individuo), as técnicas de investigação e os instrumentos de recolha de dados que elaboramos e que usaremos como ferramentas de avaliação que utilizamos na intervenção/actividades realizadas com a criança.será feita também uma breve caracterização do jardim-de-infância e da criança que participou neste estudo.Por fim, será feita a apresentação e análise de dados obtidos com a nossa intervenção.Terminaremos com as considerações e reflexões finais sobre o nosso projecto de investigação-acção.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEducação especialen_US
dc.subjectExpressão plásticaen_US
dc.subjectAtraso de desenvolvimentoen_US
dc.titleA figura humana vista através da expressão plástica no atraso global de desenvolvimentoen_US
dc.typebachelorThesisen_US
Appears in Collections:PG Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PG_EE CARLAPINHEIRO_2012.pdfDocumento principal8.26 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.