Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1361
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Ana Luísa-
dc.contributor.advisorSilva, Brigite-
dc.contributor.authorAraújo, Maria Helena-
dc.date.accessioned2014-05-09T11:01:41Z-
dc.date.available2014-05-09T11:01:41Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1361-
dc.descriptionRelatório de Estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicoen_US
dc.description.abstractO texto que aqui se apresenta corresponde ao relatório de mestrado, onde são explicitadas as temáticas relacionadas com a intervenção educativa formal nomeadamente, as estratégias e metodologias utilizadas durante os estágios em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Como forma de selecionar as metodologias mais adequadas ao grupo/turma, foi necessário estudar e seguir perspetivas e orientações teóricas de diversos autores que mencionamos na bibliografia. A análise documental e da legislação que enquadra o regime de autonomia, administração e gestão Institucional assim como a observação efetuada foram indispensáveis para a elaboração da caraterização das instituições de estágio e para a caracterização do grupo do contexto Pré-escolar e da turma do 1º Ciclo do Ensino Básico de forma a sustentar uma intervenção adequada. No que diz respeito à intervenção, explicam-se as bases para a prática educativa, ou seja, refere-se a importância do processo de Observar/Preparar, Planear/Planificar, Agir/Intervir e o Avaliar. Para concluir, são anunciadas as considerações finais que apresentam inúmeros aspetos que impulsionaram o desenvolvimento e crescimento da estagiária a nível pessoal e profissional.Abstract This report address all issues related to educational interventions, including strategies and methodologies used during courses in Preschool and Primary Education. In order to select the most appropriate methodologies to group / class, it was necessary to study and follow perspectives and theoretical orientations from several authors. The analysis of the documents of autonomy, administration and management of the institutions and made observations were essential to the development of characterization of apprenticeship institutions and for the characterization of the pre - school setting group and the class of the primary education so sustain an adequate intervention. With regard to intervention, including the bases for educational practice, ie, addresses the importance of the Observer / Preparing, Planning / Planning, act /intervene and evaluate the process. To conclude, will be announced the final considerations that had several aspects that drove the development and growth of the intern’s personal and professional level.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEducação pré-escolaren_US
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicoen_US
dc.subjectAprendizagem cooperativaen_US
dc.subjectDesenvolvimento profissionalen_US
dc.subjectDesenvolvimento pessoalen_US
dc.titlePerspetiva construtivista no contexto de Educação Básicaen_US
dc.typemasterThesisen_US
dc.identifier.tid201459485-
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF-_2014_PE1ºHelenaAraujo.pdfDocumento principal18.09 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.