Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1362
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.advisorCortesão, Irene-
dc.contributor.authorPires, Joana-
dc.date.accessioned2014-05-09T11:34:58Z-
dc.date.available2014-05-09T11:34:58Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1362-
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicoen_US
dc.description.abstractO presente relatório de estágio é o reflexo de toda a prática educativa desenvolvida nas valências de Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O profissional generalista deve ser capaz de reconhecer as semelhanças e as disparidades entre estes dois contextos educativos, estabelecendo uma continuidade pedagógica que vise o desenvolvimento integral da criança. Neste sentido, toda a prática pedagógica foi suportada por pressupostos teóricos, que se encontram refletidos ao longo deste relatório, e pelos quais a estagiária orientou a sua prática. Estes, serviram de base a toda a intervenção desenvolvida e, consequentemente, contribuíram para a promoção do processo de ensino-aprendizagem da criança. O educador deve ser o facilitador da aprendizagem e não um mero reprodutor de informação, mas sim alguém que proporciona à criança a construção dos seus próprios conhecimentos, incentivando à reflexão, de forma a que esta seja um agente ativo ao longo do seu processo de ensino-aprendizagem e não um mero espectador do mesmo. Sendo este um dos princípios inerentes à sua prática, a estagiária promoveu, sempre, atividades que estimulassem o desenvolvimento do pensamento e da capacidade crítica e reflexiva da criança, através da interrogação, surgindo, assim, “A Interrogação como Fator Promotor de Sucesso na Aprendizagem”, pois é a partir da interrogação, das inquietações que se colocam que a criança desenvolve o seu pensamento e a sua forma de pensar, adquirindo uma perspetiva crítica, tornando-se, assim, um agente ativo na sociedade.ABSTRACT The present internship report is the reflection of all educational practice developed in the areas of Pre-School Education and in the teaching of the 1st Cycle of Basic Education, within the Master’s degree in Pre-School Education and in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. The generalist professional should be able to recognize similarities and disparities between these two educational contexts, establishing a pedagogical continuity that intends the integral development of the child. Therefore, all pedagogical practice as been supported by theoretical assumptions, that are mirrored throughout this report, and by which the intern has guided her practice. These, were the basis of all the intervention developed and, consequently, contributed to the promotion of the teaching-learning process. The educator should be the facilitator of learning and not a mere conveyor of information, but someone that provides the child the construction of it’s own knowledge, incentivizing to reflection, in a way that it becomes an active agent over the course of the teaching-learning process and not only a spectator of it. Being this one of the principles inherent to her practice, the intern promoted, every time, activities that stimulated the development of thought and critical reasoning and reflection from the child, through questioning, therefore arising, “Questioning as a Promotive Factor in the Success of Learning”, because it’s through questioning, and the concerns following, that the child develops it’s own thought and it’s own way of thinking, acquiring a critical perspective, becoming an active agent in society.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEducação pré-escolaren_US
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicoen_US
dc.subjectAprendizagemen_US
dc.subjectProfessor reflexivoen_US
dc.titleA interrogação como fator promotor de sucesso na aprendizagemen_US
dc.typemasterThesisen_US
dc.identifier.tid201458969-
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM_2014_PE1ºJoanaPires.pdfDocumento principal9.44 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.