Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1363
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCortesão, Irene-
dc.contributor.advisorGomes, Maria dos Reis-
dc.contributor.authorPalmares, Maria Teresa-
dc.date.accessioned2014-05-12T09:15:01Z-
dc.date.available2014-05-12T09:15:01Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1363-
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicoen_US
dc.description.abstractO presente relatório surge como resultado de dois estágios profissionalizantes, nomeadamente em Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, realizados ao longo de dois períodos específicos, relatando as práticas vividas em ambos os contextos, no sentido da construção da profissionalização do estagiário. Durante as práticas pedagógicas realizadas, olhou-se a criança como um participante ativo, capaz de construir o seu conhecimento, através de experiências significativas. Tendo como pano de fundo o pressuposto humanista de que educadores e professores estão a formar crianças para a vida, futuros cidadãos, o presente relatório pretende fazer uma reflexão sobre a ação que foi realizada nos contextos de estágio, tendo por base diversos pressupostos teóricos, que serão explorados neste documento. De entre os diversos conceitos analisados, sobressai a diferenciação pedagógica como prática fundamental do docente de habilitação conjunta. Plasma-se, também, neste trabalho uma evidente fundamentação da prática na teoria defendida, assim como uma elevada reflexão e articulação sobre a mesma.ABSTRACT The present paper is the outcome of two professional internships in Preschool Education and in 1st Cycle of Basic Education, held over two different periods, describing the practices lived in both contexts, in order to accomplish the professionalization of the trainee. During the teaching practices, child was seen as an active participant, able to build its knowledge through meaningful experiences. Based on the humanistic assumption that educators and teachers are training children for life, as well as future citizens, this paper aims to reflect on the various actions performed within both internships, based on different theoretical assumptions, which will be explored in this document. Among these assumptions, pedagogical differentiation stands out as the fundamental practice for dual qualification for teaching. This document will also enhance a clear link between practice and the presented theory, as well as an in-depth self-reflection and articulation on this practical work.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEducação pré-escolaren_US
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicoen_US
dc.subjectPedagogia diferenciadaen_US
dc.subjectDocente generalistaen_US
dc.titleA diferenciação pedagógica como prática efetiva do docente generalistaen_US
dc.typemasterThesisen_US
dc.identifier.tid201459213-
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM_2014_PE1ºMariaPalmares.pdfDocumento principal6.76 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.