Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1367
Title: Educar na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Democracia e comunicação como bastiões pedagógicos
Authors: Ribeiro, Mariana
Orientador: Silva, Brigite
Ferreira, Ana Luísa
Keywords: Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Issue Date: 2014
Abstract: O relatório, que aqui se enceta, compreende o sentido de toda a intervenção educativa desenvolvida em contexto de Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A construção deste trabalho teve como intuito primordial afirmar a necessidade de concretização da escola democrática com base numa educação crítica que tenha como pressupostos a participação ativa, a discussão, o diálogo, a comunicação. No decurso desta investigação exploratória e da prática inerente, defendemos, assim, a inexistência de hierarquias no conhecimento. Desta forma, desdobramos inúmeras conceções teóricas de autores de referência no domínio pedagógico, tais como Delors, Niza, Baptista, Arends, Dewey, os quais corroboram as metodologias utilizadas e consequentemente a prática desenvolvida. Entre elas conta-se a aprendizagem cooperada que, promovendo as aprendizagens e assegurando a socialização, assume a melhor forma de comunicar e de fazer com que a criança se encontre e encontre o seu espaço, no seu processo evolutivo de aprendizagem cognitiva, sensorial e emocional. Na tentativa de enriquecer todo este percurso, tornou-se imprescindível analisar os documentos reguladores das instituições e elaborar duas caraterizações de grupo, a primeira relativa à educação pré-escolar e a segunda associada ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, pois só desta forma seria possível preparar as metodologias mais adequadas a este caminho. O desenvolvimento do ponto de intervenção abrange as questões observar, planear, agir e avaliar, uma vez que são estes os pilares estruturantes da prática educativa. São consequentemente apresentadas considerações finais que deverão refletir a grande evolução pessoal e profissional, pesando as componentes de experiência vivida, as competências adquiridas e desenvolvidas e os resultados obtidos que se traduzirão na meta de fazer o leitor compreender novos sentidos e possibilidades de ação educativa e reconhecer que neste meio educativo a construção de uma democracia é, efetivamente, muito complexa mas concretizável. É preciso que as pessoas continuem a acreditar, com consciência das dificuldades, na certeza de uma viabilidade sustentada através da realização de um trabalho permanentemente transformador e sempre crítico.ABSTRACT This report concerns the meaning of the whole educational intervention developed in the context of Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education. The primary purpose of the construction of this work was to affirm the need to achieve a democratic school based on a critical education which has active participation, debate, dialogue, and communication as goals. During this exploratory research and its inherent practice we thus defend the lack of hierarchies in the knowledge. Therefore, we explore numerous theoretical conceptions of major authors in the pedagogical field such as Delors, Niza, Baptist, Arends, Dewey, who corroborate the methodologies used and consequently the practice that has been developed. Among the methodologies is the included cooperative learning which by promoting learning and ensuring socialization becomes the best way of communication, and leads the children to find themselves and their space, in its evolutionary process of cognitive, sensorial and emotional learning. In the attempt to enhance this entire process, it became essential to analyze regulatory documents of the institutions and produce two characterization groups, the first relating to the Pre-school Education and the second associated with the 1st Cycle of Basic Education, since only this way it would be possible to prepare appropriate methodologies. The development of this project covers issues such as observing, planning, acting and reviewing, since these are the structural pillars of educational practice. Consequently, the final remarks reflect the great personal and professional evolution, taking into account the experience lived, the acquired and develped competences with the purpose of leading to the understanding of new meanings and possibilities of education practices and the recognition that in this education environment the construction of a democracy clearly is very complex yet achievable. We need people to continue to believe, aware of the difficulties, in the certain of a sustained viability by conducting of a permanently transformer and always critical work.
Description: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1367
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM_2014_PE1ºMarianaRibeiro.pdfDocumento principal18.36 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.