Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1368
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Ana Luísa-
dc.contributor.advisorCortesão, Irene-
dc.contributor.authorTeixeira, Sara-
dc.date.accessioned2014-05-13T11:10:27Z-
dc.date.available2014-05-13T11:10:27Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1368-
dc.descriptionRelatório de estágio para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicoen_US
dc.description.abstractO presente relatório tem como objetivo demonstrar o processo de construção da profissionalização realizada ao longo de dois estágios, em contexto da Educação Pré- Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico. Neste sentido, perante um novo paradigma de dupla habilitação, caraterizado por uma articulação, flexibilidade e acompanhamento do docente em dois níveis de ensino, serão enunciadas, ao longo deste relatório, as experiências e evidências em ambos os contextos, encontrando-se especificidades em cada uma das valências. A intervenção educativa, nos dois contextos, pautou-se por uma pedagogia da criatividade, perante um clima aberto ao diálogo e ao pensamento criativo, focado na criança/aluno como um ser singular, alicerçando a prática numa diferenciação pedagógica, através da promoção de aprendizagens significativas e ativas. Deste modo, este relatório espelha um pouco do envolvimento e paixão ao longo do percurso de uma estagiária, fruto da sua reflexão contínua sobre as práticas, apresentando-se algumas evidências que retratam e caraterizam o perfil de profissional que esta tenciona construir, contribuído para uma educação capaz de responder aos desafios da sociedade atual.ABSTRACT The present report objective is to demonstrate the constructive process of professionalization made over two stages, the context of the First Cycle of basic education and Pre School Education. In this sense, towards a new paradigm of dual qualification, characterized by articulation, flexibility and monitoring of teaching at both levels of education, this report will reflect on the experiences and evidences of both contexts, lying in each specific valences, continuities as well as existing. The educational intervention in both contexts, guided by a pedagogy of creativity in a climate of open dialogue and creative thinking, was focused on child/student as a singular individual, consolidating the practice in a pedagogical differentiation basis, promoting meaningful and active learning. Thus, this report reflects somehow the involvement and passion lived along this experience as an intern, as a result of his continuous reflection on practices. It presents some evidence that portray and characterize the professional profile that is intended to be build, contributing to an education commensurate with the challenges of the current society.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEducação pré-escolaren_US
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicoen_US
dc.subjectPedagogia diferenciadaen_US
dc.subjectProfessor reflexivoen_US
dc.subjectCriatividadeen_US
dc.titleConstrução da profissionalização: criatividade no ato educativoen_US
dc.typemasterThesisen_US
dc.identifier.tid201453606-
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM_2014_PE1ºSaraTeixeira.pdfDocumento principal19 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.