Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1390
Title: A ludicidade como estratégia potenciadora no processo de ensino e aprendizagem
Authors: Lucas, Raquel
Orientador: Silva, Brigite
Keywords: Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Docente generalista
Professor reflexivo
Issue Date: 2014
Abstract: O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico realizado na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e tem como principal objetivo demonstrar a experiência vivenciada no decorrer do estágio em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Deste modo, este relatório apresenta uma breve descrição sobre o desenvolvimento pessoal e profissional da estagiária e retrata a experiência vivida nestes dois contextos como profissional da educação reflexiva com dupla habilitação. A observação, a planificação, o agir, e o avaliar constituíram etapas fundamentais para que todo o desenvolvimento da prática profissional fosse conseguido. Foi essencial refletir sobre o papel que o educador/professor deve assumir durante a sua intervenção e a importância de articular estas duas valências. Para tal foram articulados diversos conceitos, teorias e estratégias de forma a desenvolver a criança em todas as áreas e domínios, proporcionar-lhes assim uma educação de qualidade. Por último é apresentado no relatório uma conclusão do trabalho efetuado, realçando os aspetos importantes da experiência e o crescimento sentido como pessoa e profissional pois esta experiência foi sem dúvida fundamental para a aquisição de competências fundamentais para o exercício da profissão.ABSTRACT This report was prepared as part of the Master’s Degree in Pre-primary education and Primary education held at Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti and aims to demonstrate the experience lived during the internship in Pre-primary education and Primary education. Thus, this report presents a brief description of the personal and professional development of the intern and portrays the experience in these two contexts as professional of reflective education with double qualification. The observation, planning, action and evaluation were key steps for the development of the professional practice. It was essential to reflect on the role that the educator / teacher should take during his performance and the importance of linking these two aspects. Several concepts, theories and strategies were articulated in order to develop the child in all areas and domains, thus providing them a quality education. Finally the report presents a conclusion of the work performed, highlighting the important aspects of the experience and growth as a person and professional as this experience was undoubtedly essential to the acquisition of basic skills for the profession.
Description: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1390
Appears in Collections:

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
null11.86 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.