Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1412
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Ana-
dc.contributor.advisorCortesão, Irene-
dc.contributor.authorSá, Ana Isabel-
dc.date.accessioned2014-05-19T11:28:33Z-
dc.date.available2014-05-19T11:28:33Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1412-
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicoen_US
dc.description.abstractNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, foi realizado o presente relatório de estágio, no qual se efetua uma descrição do percurso de aprendizagem enquanto estagiária do mestrado de Educação Pré-escolar e do 1ºCiclo do Ensino Básico. Estas duas valências apresentam-se como etapas basilares e fundamentais no processo de educação ao longo da vida, daí que a sua articulação seja indispensável. Assim, a ligação entre ciclos é uma temática que adquiriu, nos nossos dias, um lugar de destaque no sistema educativo devido à necessidade de implementar espaços colaborativos e de intercâmbio entre os diversos níveis de ensino, para que as transições entre os mesmos se tornem processos mais consonantes e promovam a sequencialidade do processo de ensino - aprendizagem. Desse modo trazem, continuamente, novos desafios aos profissionais de educação, atendendo ao desenvolvimento integral e harmonioso da criança. Assim sendo, o presente trabalho reflete o culminar das experiências de estágio nos contextos de Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico e nele se encontram evidentes as especificidades, a transversalidade e a continuidade existente entre estas duas valências. A intervenção educativa nestes dois contextos orientou-se por alguns princípios fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente, a intencionalidade educativa sustentada nas ações de observar, planificar, intervir e avaliar; e ainda a diferenciação pedagógica face às individualidades de cada criança. Para tal, foi fulcral a consulta de suporte teórico assim como os instrumentos de observação e de análise que nos permitissem uma maior e melhor intervenção na nossa prática. ABSTRACT Concerning the Masters in Preschool Education and Primary School we accomplished the present training report, on which one performs a description of the path of learning while a Preschool Education and Primary School trainee. These two valences present themselves as fundamental steps on the long life education process, hence the importance of its articulation. Thus, the link between cycles of studies is a theme which has acquired, in our time, a prominent place in the educational system, due to the need of implementing collaborative and exchange spaces among the several levels of education, so that transitions among them become more consonant processes and promote the sequentiality of the teaching-learning process. This way they continuously bring new challenges to education professionals, having in mind the child’s full, harmonious development. Thus, the present work reflects the culmination of the training experiences on the Preschool Education and Primary School contexts on which one can find the evident specificities, the transversality and the existing continuity between these two valences. The educational intervention on these two contexts was oriented through fundamental principles in the teaching-learning process, namely the educational intentionality supported in the observation, planning, intervention and assessment and furthermore, the pedagogical differentiation on face of each child’s individualities. In order to do this consultation of some theoretical support was essential and also of observation as well as instruments’ analysis which enabled us a bigger and better intervention of our practice.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEducação pré-escolaren_US
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicoen_US
dc.subjectProfessor reflexivoen_US
dc.titleO profissional reflexivo como fator de excelência no Ensino Pré-Escolar e ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básicoen_US
dc.typemasterThesisen_US
dc.identifier.tid201459442-
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM_2014_PE1º.AnaIsabelSa.pdfDocumento principal10.34 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.