Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1413
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dc.contributor.advisorOliveira, Mónica-
dc.contributor.advisorCunha, Maria Isabel-
dc.contributor.authorSantos, Ana Luísa Ramos-
dc.date.accessioned2014-05-20T10:57:02Z-
dc.date.available2014-05-20T10:57:02Z-
dc.date.issued2013-10-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1413-
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, área de especialização em Educação Especialen_US
dc.description.abstractOs professores deparam-se, cada vez mais, com alunos que apresentam diversas patologias, com as quais não sabem lidar, em muitas das situações. Os problemas emocionais e de comportamento, são na atualidade, uma preocupação dos docentes nomeadamente, nas respostas às necessidades educacionais dos alunos com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção. É neste contexto que este estudo se insere no sentido de perceber em que medida a expressão plástica poderá minimizar a exibição de problemas de comportamento. Para o efeito, procedemos, num primeiro momento, a uma revisão teórica, centrada na expressão plástica e na perturbação de hiperatividade com défice de atenção, tendo por base as competências desta área do saber, no comportamento de alunos com necessidades educativas especiais na sala de aula. De seguida, determinadas as opções metodológicas, optamos pela metodologia de estudo de caso, tendo como participantes um grupo de dois alunos. Como instrumentos de recolha de dados socorremo-nos de documentos, entrevista, questionário, e grelhas de observação, construídas para o efeito. Os resultados obtidos que foram cruzados, evidenciaram qual a tipologia de atividades que melhor se adequam para trabalhar com estas crianças.ABSTRACT Teachers are constantly coming across students who present from several pathologies, which they aren’t prepared to deal with, in several situations. Emotional and behavior problems are, nowadays, a major concern from teachers towards some of their students, namely on the issues related to the educational needs from students suffering from Disorder with Attention Deficit Hyperactivity. This essay is related to this topic, mainly on the context of knowing how important might plastic expression, be in terms of decreasing the behaviour problems previously mentioned. For this, firstly we have made a theoretical revision, centered on plastic expression and disorder with attention deficit hyperactivity, so that we could see its effect on the behavior of students with special educational needs, in the classroom context. Secondly, as soon as we’ve decided on the methodological options, we have chosen the case methodological study, having as participants a group of two students. As tools for data collection we have used different methods, such as documents, interview, questionnaires and observation grids, all made for this same purpose. The results were crossed and have made evident which were the typology activities to work with these children.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsrestrictedAccessen_US
dc.subjectEducação especialen_US
dc.subjectProblemas de comportamentoen_US
dc.subjectHiperatividadeen_US
dc.subjectExpressão plásticaen_US
dc.subjectTerapia pela arteen_US
dc.titleA expressão plástica e a sua influência no desenvolvimento da criança com problemas de comportamentoen_US
dc.typemasterThesisen_US
dc.identifier.tid201349337-
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