Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1416
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Cristina Vieira-
dc.contributor.authorSimões, Marisa Ivone-
dc.date.accessioned2014-05-21T11:40:03Z-
dc.date.available2014-05-21T11:40:03Z-
dc.date.issued2013-10-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1416-
dc.descriptionTrabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: área de especialização em Animação da Leitura realizado sob a orientação científica da Prof.ª Doutora Maria Cristina Vieira da Silvaen_US
dc.description.abstractA leitura e a compreensão em leitura foi desde sempre alvo de grande preocupação e força motivadora de grandes debates, reflexões e estudos. Não obstante, alguns desses estudos apontam ainda para falhas na aprendizagem da leitura e escrita ao longo da escolaridade formal, apesar dos esforços realizados no combate ao insucesso educativo nas vertentes da leitura e escrita. Os mesmos estudos apontam ainda, para um afastamento dos jovens face às atividades de leitura, o que nos levar a repensar as práticas pedagógicas realizadas em contexto escolar, bem como atentar melhor compreenderem que situações dessa mesma aprendizagem estas têm vindo a falhar ou a não resultar da forma que todos gostaríamos. Tendo em conta estas preocupações e acreditando que a leitura e a atividade de escrita são ferramentas essenciais para a formação dos nossos jovens, empreendemos num projeto de dinamização da leitura e escrita de textos argumentativos direcionado aos alunos do ensino secundário. Para tal, centrámos este projeto na construção efetiva de aprendizagens através de estratégias motivadoras e integrantes, colocando os jovens aprendentes em situações de comunicação e interação constante, fortalecendo os laços de união, partilha e cooperação entre todos os intervenientes. Para dar sentido a este projeto foram delineadas várias sessões de trabalho que englobaram a vertente da leitura / escrita de textos argumentativos incidindo sobre a compreensão da técnica argumentativa, construção e debate. Respeitou-se o contexto e a experiencia dos jovens durante a escolha dos materiais, permitindo sugestões e tendo em consideração a sua apetência pelas novas tecnologias. Uniram-se esforços no sentido da organização de espaços, criação e seleção de materiais e planificação de estratégias motivadoras que III valorizassem a leitura e a escrita como um processo para ser realizado ao longo de toda a vida, capaz de desenvolver em nós potencialidades sociais, culturais, académicas e cívicas.Reading and comprehension in reading, has always been a matter of concern and topic for huge debates, reflections and studies. Some of these studies show a low performance in reading and writing skills at school no matter what efforts are done to combat this lack of success. The same studies indicate an estrangement of our youngsters towards reading and reading activities and this should make us rethink the strategies that are being undertaken in schools, in order to understand where these same learning strategies are failing and why. Having in mind these concerns and believing that reading and writing are essential tools to the training of our young students, we have conceived a project of reading and writing promotion on argumentative texts aimed at secondary school students. In order to do so, we have built the project through effective learning strategies, capable of motivating the students’ participation in the process. This was done by allowing the learners to be in an interactive communication context and through the strengthening of bonds, sharing and cooperation between all the participants. To give meaning to this project we have established several working sessions dedicated to the reading and writing process of argumentative texts by giving extreme importance to the argumentative comprehension technique, textual construction and oral interaction – debate. We had in concern the context and the youngster’s experience when choosing the right material of work, allowing their suggestions and having in mind their natural touch for the new technologies. We have made an effort in order to organize spaces, create and select materials and also to plan exciting and motivating learning strategies that could highlight the importance of the reading and writing process as something to be carried out through life.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsrestrictedAccessen_US
dc.subjectAnimação da leituraen_US
dc.subjectEstratégias de aprendizagemen_US
dc.titleLer para argumentar: estratégias dinamizadoras de aprendizagemen_US
dc.typemasterThesisen_US
dc.identifier.tid201338327-
Appears in Collections:Animação da Leitura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM_2013_AL.MarisaIvoneSimoes.pdfDocumento principal6.82 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.