Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1417
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dc.contributor.advisorSilva, Cristina Vieira-
dc.contributor.authorMoreira, Lucinda Maria da Silva-
dc.date.accessioned2014-05-22T11:23:22Z-
dc.date.available2014-05-22T11:23:22Z-
dc.date.issued2014-01-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1417-
dc.descriptionTrabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação Especialização em Supervisão Pedagógicaen_US
dc.description.abstractEsta investigação tem como principais objetivos conhecer os hábitos de leitura dos professores do 1ºCiclo. Esta questão será abordada numa perspetiva educacional, como fator de desenvolvimento profissional, promotora de práticas educativas e do ensino da leitura, e, consequentemente, refletir sobre a relação que possam ter com o desempenho dos alunos. Para tal, pretendemos conhecer, analisar e interpretar três campos conceituais: a leitura, hábitos de leitura e a avaliação externa da competência. No que diz respeito à leitura, privilegiamos a leitura de livros literários, por nos parecer que está mais intimamente ligada ao prazer e ao lado afetivo do ato de ler e por percecionarmos que a escola se preocupa mais com o lado funcional da leitura, descurando o primeiro. Quanto aos hábitos de leitura, interessou-nos saber a situação atual do país. Na avaliação externa, os exames nacionais de Português do 4.º ano constituíram o enfoque do estudo. Optamos por desenvolver uma metodologia de estudo de caso, com o recurso a técnicas próprias tanto do paradigma qualitativo como do quantitativo. Para a sua concretização, foram realizados inquéritos por questionário aos professores do 1º CEB da Região Autónoma da Madeira, cujos resultados foram analisados tendo também em conta os dados da análise documental de relatórios estatísticos. Na verdade, acreditamos que professores interessados e motivados, sendo eles mesmos leitores assíduos de livros, podem fazer com que os alunos experimentem na leitura um prazer idêntico ao seu e que esse amor pelos livros poderá ter repercussões ao nível da avaliação externa das competências da leitura. O inverso deste efeito também parece ser verdadeiro. Os resultados do nosso estudo revelaram que a maioria dos professores inquiridos não tem por hábito a leitura diária de livros e que, relativamente à nossa amostra, os alunos do quarto ano demonstraram um desempenho negativo na avaliação externa das competências da leitura.ABSTRACT: This study has as main aims the reading habits of primary school teachers. This information will be addressed from an educational perspective as professional development in the growth of educational practices as well as the teaching of reading, and thus reflect on the relation they may have on the students' performance in national Portuguese examinations. Through the theoretical framework, we intend to learn, analyse and interpret three conceptual areas: reading, reading habits and the external assessment of this skill. In what concerns reading, literary books are favoured as they are more closely linked to the pleasurable and emotional side of reading and that the school is more concerned with the functional side of reading. The current situation of the country was considered in the reading habits. Regarding the external evaluation of the national Portuguese tests in year 4, the focus was on studying. We chose to develop a methodology for the case study, with the use of appropriate techniques of both the quantitative and qualitative paradigm. Questionnaire surveys were conducted to primary school teachers in Madeira Island, the results were also analysed taking into account the data in the statistical reports. Without a doubt, it is believed that teachers are interested and motivated, they themselves are frequent readers. This may cause students to experience similar reading pleasures and their love of books may have an impact on their reading skills in the external evaluation. However, the results of our study revealed that the majority of the surveyed teachers do not have a daily habit of reading and that the fourth graders had a weak performance in their reading skills in the external evaluationen_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectSupervisão pedagógicaen_US
dc.subjectHábitos de leituraen_US
dc.titleDos hábitos de leitura dos professores ao sucesso escolar dos alunos: um estudo de caso no primeiro ciclo do ensino básicoen_US
dc.typemasterThesisen_US
dc.identifier.tid201384531-
Appears in Collections:Mestrado em Educação Área de Especialização: Supervisão Pedagógica e Orientação da Prática Profissional

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