Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1430
Title: Perfil de competências transversais do diretor de curso do ensino profissional
Authors: Vieira, Sílvia da Silva
Orientador: Gouveia, João
Keywords: Supervisão pedagógica
Ensino profissional
Issue Date: 31-Jan-2014
Abstract: O presente estudo enquadrou-se no contexto da oferta educativa dos Cursos Profissionais do Ensino Secundário de um estabelecimento de ensino privado e cooperativo. Para o funcionamento eficaz destes cursos, foi criado o cargo de Diretor de Curso, que é fundamental para o acompanhamento e concretização dos objetivos dos cursos. Considerado como um cargo de gestão intermédia, compreende uma diversidade de papéis, funções e interlocutores dentro e fora do contexto educativo, constituindo deste modo, um desafio para os profissionais que exercem este cargo. Neste sentido, através de um trabalho investigativo, de cariz descritivo e exploratório, com recurso a entrevistas semi-estruturadas realizadas a um grupo bastante restrito de Diretores de Curso e de Turma, procurámos conhecer as perceções sobre o trabalho do Diretor de Curso, e simultaneamente apurar os aspetos potenciadores ou impeditivos da sua ação e as competências transversais que o mesmo deve deter para levar a cabo as suas funções com elevados níveis de desempenho. A análise de resultados levou-nos a perspetivas distintas relativamente à natureza das funções e papéis desempenhados, com principal destaque para o desenvolvimento, a coordenação e a articulação do curso, e a mediação escola-empresas. Para além disso, evidenciou perceções diversificadas quanto à transversalidade no exercício deste cargo, resultando num conjunto de oito competências transversais que o diretor de curso deve deter no desempenho das suas funções.ABSTRACT The current study was framed in the context of the Secondary and Professional Courses educational offer, in a private and cooperative educational system. In order to assure the effective functioning of these courses, the trole of Course Director was created, which is vital for the monitoring and achievement of the courses objectives. Considered as a post of middle management, it embraces a variety of roles, functions and partners inside and outside of the educational context, therefore being recognized as a challenge for the professionals who hold this post. That being said, throughout an investigative work, with an exploratory and descriptive side to it, using half strutured interviews performed with a narrow group of Course Directors and Class Directors, we tried to find out the perspective on the work of the Course Director and simultaneously the pull and push factors on their actions, as well as the transversal competences wich he must have to perform his post with high levels of performance. The results analysis led us to different perspectives about the nature of roles and functions performed, with the main highlitght for the development, coordination and articulation of the course, as well as the school-enterprises mediation. But it took us much beyond this. It showed diversified perceptions about the transversal side of the post, resulting in a group of eight (8) transversal competences wich the Course Director must have while performing his functions.
Description: Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação Especialização em Supervisão Pedagógica
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1430
Appears in Collections:Supervisão Pedagógica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM_2013_SUP.SilviaVieira.pdfDocumento principal2.79 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.