Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1435
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeves, Ivone-
dc.contributor.authorCoelho, Helena-
dc.date.accessioned2014-05-27T11:05:36Z-
dc.date.available2014-05-27T11:05:36Z-
dc.date.issued2013-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1435-
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolaren_US
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio profissionalizante do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O trabalho foi desenvolvido durante o ano letivo 2012/2013, enquanto estagiária, num contexto de Jardim-de-Infância com um grupo de cinco anos, onde se procurou sustentar uma articulação teoria - prática. Tendo em conta os objetivos de estágio devemos ser capazes de: utilizar as técnicas e instrumentos de observação e recolha de dados; utilizar estratégias de investigação para compreender a prática educativa e aplicar de forma integrada os conhecimentos essenciais na construção da intervenção educativa. Assim, a intervenção educativa sustentou-se por princípios fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, particularmente, a intencionalidade educativa sustentada no observar, planear, intervir e avaliar; diferenciação pedagógica face às necessidades do grupo; importância do envolvimento parental e comunidade. No decorrer do presente relatório iremos dar um enfoque mais aprofundado à hora do conto; que reflexos na aprendizagem das crianças; perceber se o interesse pelas histórias é reflexo de uma motivação intrínseca da criança; percecionar se as características do meio familiar justificam o interesse das crianças pelas histórias; perceber a importância que a educadora cooperante e os pais/família atribuem à narração de histórias e percecionar a importância da utilização por parte da educadora e dos pais dos diferentes dispositivos pedagógicos.ABSTRACT This work was developed during the school year 2012/2013, while a trainee, in a context of Kindergarten with a group of five years, where we sought to sustain an articulation theory - practice. Having regard the objectives of internship we resort to: different techniques , observation instruments and data collection; investigation strategies to comprehend the educational practice, seek to apply in an integrated manner the essential knowledge in the construction of educational intervention. Thereby, educational intervention was sustained on fundamental principles in the teaching and learning process, particularly, sustained educational intention in observe, planning, intervening and evaluating; the pedagogical differentiation considering the needs of the group; as well as the parental involvement. Throughout of the present report we will give a deeper focus to the storytelling and their reflections on learning of the children; realize if interest in the stories is due to an intrinsic motivation of the child; perceive if the family environment characteristics justifies the interest of children in stories; realize the importance that the cooperative educator and the parents/family give to storytelling, and perceive the importance of the utilization by the educator and the parents of different pedagogical devices.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEducação pré-escolaren_US
dc.subjectAprendizagem cooperativaen_US
dc.subjectProfessor investigadoren_US
dc.subjectHora do contoen_US
dc.titleContar histórias num grupo de 5 anos: que reflexos nas aprendizagensen_US
dc.typemasterThesisen_US
dc.identifier.tid201470381-
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM_2013_PE.HelenaCoelho.pdfDocumento principal4.03 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.