Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1441
Title: As respostas sociais para o estudante do ensino superior com paralisia cerebral
Authors: Silva, Sara
Orientador: Gomes, Ana Paula
Keywords: Ação Social
Estudante do ensino superior
Paralisia cerebral
Acessibilidade
Bolsas de estudo
Issue Date: 2014
Abstract: Em Portugal tem sido realizada pouca investigação acerca dos estudantes do ensino superior com deficiência e principalmente da paralisia cerebral. No âmbito do presente trabalho procuramos estudar a relação entre as respostas sociais necessárias para o estudante com paralisia cerebral frequentar o ensino superior e o papel do Estado. É importante analisar de que modo se materializam as políticas da Ação Social, qual o apoio da Ação Social Escolar, e de que modo condicionou ou contribuiu para o ingresso e para a permanência do estudante do ensino superior com paralisia cerebral (PC). A legislação refere que a universidade deve procurar soluções para efetivar medidas que valorizem as diferenças garantindo oportunidades iguais de acesso ao conhecimento, ao ensino e à formação. No entanto, na ótica do estudante do ensino superior com PC diversas tem sido as barreiras à sua inclusão (arquitetónicas, pedagógicas e educativas, sociais, físicas, atitudinais) que o ensino superior “parece ignorar”, limitando a sua participação e efetiva integração. Esta informação foi recolhida durante a fase da coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas em MP3, com transcrição posterior. O tratamento dos dados realizou-se através de análise de conteúdo. Na complementaridade da investigação também se realizou um inquérito por questionário, com o objetivo de encontrar as respostas pretendidas. Os resultados apontam para as perceções dos estudantes, que exigem a necessidade de introduzir mudanças nos recursos, razão pela qual delineamos ainda, uma proposta de intervenção comunitária que possa contribuir para a capacitação, a participação mais ativa e de envolvimento social nos problemas que dizem respeito ao estudante do ensino superior com PC, de promoção de espírito crítico e, de promoção de autonomia, para atingir a proclamada igualdade de oportunidades.In Portugal little research has been conducted on students with disabilities in higher education and more specifically cerebral palsy. In the present dissertation we study the relation between social responses necessary for students with cerebral palsy attending higher education and the role of the State. It is important to analyze in what way Social Action policies are materialized, what is the School Social Action support, and how it conditioned or contributed to the admission and the permanence of the student with cerebral palsy (CP). The legislation refers that the university should seek solutions to actualize measures that valorize the differences, ensuring equal opportunities of access to knowledge, education and formation. However, from the perspective of the tertiary student with PC, it has been several the barriers to their inclusion (architectural, pedagogical and educational, social, physical, attitudinal) that higher education "seems to ignore", limiting their participation and effective integration. This information was collected during the phase of the reunion of information, performed through semi-structured interviews, recorded in MP3, and posterior transcription. The treatment of the information was analysis and performed through the analysis of the content, whose final product originated a questionnaire inquiry. The results indicate to the actual perceptions of students, that demand the necessity to introduce changes in resources, this is the reason why we trace below a proposal for Community intervention that can contribute to the capacity, and the most active and social involvement in issues that concern the tertiary student with CP, promoting critical thinking and autonomy to achieve the proclaimed equal opportunities.
Description: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção do grau de mestre em intervenção comunitária, especialização em contextos de risco
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1441
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