Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1443
Title: Um olhar sobre a inclusão: conceções e práticas numa instituição educativa de natureza privada
Authors: Pereira, Isabel Maria Campos
Orientador: Fernandes, Helena Serra
Keywords: Educação especial
Prática educativa
Necessidades educativas
Formação
Issue Date: 1-Jul-2014
Abstract: Atualmente, a escola assume um papel fundamental no desenvolvimento e na formação dos alunos. Por isso, o papel do professor emerge neste contexto como alguém que promove uma educação em todas as suas dimensões (pedagógica, socio afetiva, cultural e pessoal). A organização educativa onde se realizou a investigação assenta na sua missão que a exploração das potencialidades de cada um promove o sucesso educativo com vista “à construção de um mundo melhor” (PE, 2009/2012). Por isso, a busca incessante de respostas pedagógicas para as características de cada aluno assume um papel de destaque no seio das estruturas de liderança e, por conseguinte, das equipas pedagógicas. Este estudo surge da necessidade de mudança no que toca às práticas educativas a fim de pressupor uma construção das aprendizagens mais efetiva e enriquecedora para os alunos com necessidades educativas especiais. Optou-se pelo pluralismo metodológico, que articula as dimensões quantitativa e qualitativa da investigação, com vista à compreensão no âmbito das conceções e práticas educativas dos educadores/professores na educação de uma criança com NEE numa instituição de educação e ensino privada. Este projeto sustenta-se num trabalho de investigação onde se aprofundam as perspetivas educativas daqueles que intervêm junto de crianças com NEE e no qual, ao mesmo tempo, se problematizam práticas docentes integradas no percurso de desenvolvimento destes discentes. Para além disso, procuramos compreender o impacto da formação no desenvolvimento da profissionalidade e no exercício da docência. Compreender, aprofundar, interpretar, problematizar e perspetivar as práticas constituem pontos chave que, de uma forma implícita, servem de fio condutor ao desenvolvimento da investigação realizada.ABSTRACT Nowadays, the school plays an important role in the development and training of students. Therefore, the teacher`s role emerges in this context as someone who promotes education in all its dimensions (pedagogical, social-affective, cultural and personal). The educational organization where this research was carried out, is based on a mission that stands up for seeking everyone`s potential, in order to promote an effective educational success, so as to, “build a better world” (EP, 2009/2012). So, the constant search for educational answers that can fit the characteristics of each student, assumes a prominent role within the leadership structures and consequently in the teaching teams. This study arises from the need for a change when it comes to educational practices, for the purpose of developing a more effective and enriching learning environment for students with special educational needs. We have chosen the methodological pluralism, combining the quantitative and qualitative dimensions of this research, with a view to understanding the context of educational conceptions and practices of educators / teachers in the education of a child with special educational needs in a private education institution. This project results from a research which deepens the educational perspectives of those involved with children with special educational needs and, at the same time, problematizes integrated teaching practices in the development of these students. Furthermore, we seek to understand the impact of training in the professional development of teachers. Understand, deepen, interpret, question and put in perspective the practices are, in fact, the key points that implicitly serve as a guideline for the development of this investigation.
Description: Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: área de especialização em Educação Especial realizado sob a orientação científica de Doutora Helena dos Anjos Serra Diogo Fernandes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1443
Appears in Collections:Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM_2014_EE.IsabelPereira.pdfDocumento principal2.19 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.