Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1446
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCunha, Isabel-
dc.contributor.authorLima, Helena Isabel Amorim Moreira-
dc.date.accessioned2014-07-09T08:59:49Z-
dc.date.available2014-07-09T08:59:49Z-
dc.date.issued2014-07-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1446-
dc.descriptionDissertação apresentada `Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, especialização em Educação Especialen_US
dc.description.abstractA realização deste trabalho de investigação permitiu-nos perceber qual é a perceção dos professores no que diz respeito à ajuda prestada pelos professores de educação especial aos professores de ensino regular na construção de estratégias que influenciem positivamente os alunos com síndrome de Asperger. Para contextualizar o nosso tema realizamos uma reflexão teórica sobre a educação especial e a inclusão, salientando a importância desta, apresentamos as principais características e limitações da síndrome de Asperger bem como a sua origem e analisamos a importância da colaboração entre os professores que tem sido citada como uma resolução para os problemas da educação, através da qual se poderá concretizar a melhoria do ensino e da aprendizagem. No decorrer do nosso estudo foram inquiridos através de um questionário 100 professores do ensino básico e secundário, sendo 50 professores do ensino regular e 50 professores de educação especial. O tratamento dos dados realizado através do programa SPSS permitiu-nos verificar que os professores inquiridos possuem pouco conhecimento das características da síndrome de Asperger, ao nível dos modelos organizativos de resposta pensam que existem falhas na organização e gestão, recursos humanos e organização de espaços e recursos materiais existentes na escola no atendimento aos alunos com a síndrome de Asperger e no que diz respeito à colaboração entre o professor de educação especial e o professor ensino regular os inquiridos são da opinião que esta se faz de uma forma satisfatória. Salientamos que, por parte dos professores de educação especial em comparação com os professores de ensino regular, existe maior conhecimento das características da síndrome de Asperger, um pouco mais de confiança na resposta dada pelos modelos organizativos de escola no atendimento às crianças com síndrome de Asperger, conhecimento das funções dos professores e maior confiança na existência de colaboração entre os professores de educação especial e os professores de ensino regular.ABSTRACT Writing this research dissertation allowed us to understand what the perception that teachers have regarding the help given by special needs teachers to regular teaching professionals in order to develop strategies that positively influence the students affected by the Asperger’s syndrome is. To contextualize our topic, we reflect on special education and inclusion, highlighting the importance of this last one, presenting the main characteristics and limitations of the Asperger’s syndrome as well as its origin and also analyzed the importance of collaboration between teachers that has been cited as a solution for the educational problems, through which we will be able to improve teaching and learning. Throughout our study, 100 teachers from Middle and Upper School (Years 1 to 12) were inquired through a questionnaire. From these, 50 were from the special needs teaching and the other half were teachers of the regular national curriculum. SPSS was used to analyze the data, allowing us to verify that the inquired teachers possess little knowledge on Asperger’s syndrome’s characteristics. In the other hand, regarding the organizational models of acting towards the problem, they believe there are action gaps in organization and management, human resources and logistical aspects (space and resources) when intervening with the students affected by Asperger’s syndrome. Concerning the interaction and cooperation between both the regular teachers and the special needs teachers, the opinion is that these are done satisfactorily. We highlight that the special education teachers, when comparing to the regular teachers, have a bigger knowledge of the syndrome’s characteristics. Also, there is a little more confidence on the organizational models regarding the school action towards this condition and on the function descriptions of the staff and a higher confidence on the cooperation process between the special education teacher and the regular education one.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEducação Especialen_US
dc.subjectDiferenciação pedagógicaen_US
dc.subjectDiferenciação curricularen_US
dc.subjectSíndrome de Aspergeren_US
dc.subjectInclusãoen_US
dc.titleTrabalho em parceria: professor de ensino regular/professor de educação especialen_US
dc.typemasterThesisen_US
dc.identifier.tid201349957-
Appears in Collections:Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM_2014_EE.HelenaLima.pdfDocumento principal1.14 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.