Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1449
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeves, Ivone-
dc.contributor.authorBarbosa, Andreia-
dc.date.accessioned2014-07-10T08:49:00Z-
dc.date.available2014-07-10T08:49:00Z-
dc.date.issued2014-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1449-
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolaren_US
dc.description.abstractO jardim de infância surge como um agente de socialização nos primeiros anos de vida das crianças. Por esse motivo, é através deste que a criança desenvolve capacidades, quer a nível cognitivo como a nível social através das relações e dos laços que cria. Nesse sentido, o presente relatório apresenta uma descrição relativamente ao processo vivenciado pela estagiária finalista enquanto, estudante de mestrado de Educação Pré-escolar, numa instituição com o intuito de preparar a futura profissional para a sua prática docente. No decorrer do estágio, procedeu-se a um estudo qualitativo com vista a perceber qual a importância da abordagem escrita num grupo de crianças com cinco anos. Como instrumento de investigação utilizou-se entrevistas sendo que, os sujeitos de estudo foram constituídos pela educadora da sala dos cinco anos assim como quatro crianças. Com os dado obtidos é possível aferir que, a linguagem oral e abordagem à escrita é uma área que está sempre presente no quotidiano das crianças desde cedo e que esta está interligada com todas as outras áreas de desenvolvimento. Assim sendo, é importante que o grupo de crianças compreenda que a escrita tem uma funcionalidade e que esta é um meio de comunicação e promotor de desenvolvimento nas crianças. The kinder garden comes up like a socialization agente on the first years of life of the children. For that reason, is trough it that the child develop capabilities at both, cognitive and social level trough the relations and connections that it creates. In that sense, the following report presents a description regarding the process experienced by the finalist intern while being a masters degree in pre-school education student on an institute with the purpose of preparing the future professional for her practice. During the internship, a qualitative study has been made in order to realize the importance of the written approach in a group of children with the age of five. As an instrument of investigation interviews were used, being that the study subjects consisted in the five year old class teacher and four children. With the acquired data was possible to assess that the oral language and the approach to the writing is an area that is always present in the day by day of the children since very soon in their lives, and that it is directly connected with other areas of the children development. Being so, it is important for the children group to understand that the writing has a functionality, and that it is a mean of communication and promoting development in children.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectLinguagem oralen_US
dc.subjectEscritaen_US
dc.subjectEducação pré-escolaren_US
dc.titleA emergência da escrita num grupo de cinco anosen_US
dc.typemasterThesisen_US
dc.identifier.tid201481979-
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-PE_2014 _Andreia Barbosa.pdfDocumento principal3.95 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.