Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1455
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Ana Luísa-
dc.contributor.advisorGouveia, João-
dc.contributor.authorFaro, Maria Leonor de Magalhães Mexia de Brito-
dc.date.accessioned2014-07-10T11:23:11Z-
dc.date.available2014-07-10T11:23:11Z-
dc.date.issued2014-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1455-
dc.descriptionRelatório de estágio para a obtenção do grau de Mestre em 1º e 2º Ciclo do Ensino Básicoen_US
dc.description.abstractEducar: a missão de Cativar para libertar é o paradoxo que consiste no ideal subjacente aos estágios desenvolvidos em duas valências distintas: o 1º e o 2º Ciclo do Ensino Básico. Aqui espelha-se a intervenção educativa concretizada, através da sua coadjuvação com uma prática reflexiva inerente ao profissional de dupla habilitação, tendo esta sido focada em aspetos que traduzem preocupações da educação hodierna como a continuidade e articulação latentes entre os dois níveis de ensino, que, por sua vez implicam uma flexibilidade do docente mediante a necessidade de praticar uma diferenciação pedagógica que se traduza na construção de uma Escola de todos e para todos (SERRA, 2005). Do mesmo modo este relatório espelha a preocupação com a formação de espíritos críticos através da realização de atividades interdisciplinares baseadas numa busca pela motivação, no sentido de promover nos alunos uma construção do auto conhecimento, capaz de libertá-los para uma vivência plena da sua individualidade, já que “[…] a educação é um processo de crescimento interno, que o sujeito pratica ativa e progressivamente, avançando na sua maturação pessoal.” (CABANAS, 2002: 104). Em suma, esta dissertação apresenta, ainda que inacabado, o processo de construção da profissionalização e da profissionalidade de uma estagiária através do confronto das suas dúvidas e certezas com os factos vivenciados.ABSTRACT Educate: the mission of Captivate to release is the paradox underlying the practicums in the two distinct contexts: the 1st and 2nd Cycles of Primary School Teaching. This document features the educational intervention through reflective practice, characteristic to a teacher with double qualification, following a path where current educational concerns such as the ones regarding the continuity and articulation between the two cycles were always taken into account, which in turn leads to the teacher’s flexibility upon the need of carrying a pedagogical differentiation in order to build a school from and for everyone (SERRA, 2005). Similarly, this report enlightens the concern of creating critical spirits by pursuing interdisciplinary activities founded on a pursuit for motivation, towards promoting self-knowledge upon the students, in order to release them for a full experience of one’s individuality, since education is an internal growth process, that one practices activily and gradually, progressing to one’s personal maturity (CABANAS, 2002). Although it’s unfinished, this essay presents the construction of the professionalization and professionalism process of an internee through the clash of her doubts and certainties with what was experienced.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEnsino Básico (1º-2º ciclo)en_US
dc.subjectDiferenciação pedagógicaen_US
dc.subjectInterdisciplinaridadeen_US
dc.subjectProfessor reflexivoen_US
dc.titleEducar: a missão de cativar para libertaren_US
dc.typemasterThesisen_US
dc.identifier.tid201466074-
Appears in Collections:Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM_2014_PE1º.LeonorFaro.pdfDocumento principal7.56 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.