Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1466
Title: A gestão dos afetos, numa sala de 3 anos, para a construção de valores e competências sociais
Authors: Tavares, Ana Rita
Orientador: Cortesão, Irene
Keywords: Educação pré-escolar - competências sociais
Issue Date: Jun-2014
Abstract: No presente relatório está apresentado todo o processo de desenvolvimento pessoal e profissional vivenciado enquanto estudante do Mestrado em Educação Pré-Escolar, durante o estágio realizado numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) do distrito do Porto, com o intuito de desenvolver os alicerces de conhecimento necessários para iniciar uma prática na docência. Da vivência da prática emergiu uma problemática que se mostrou importante e sobre a qual se realizou um estudo de carácter qualitativo – “A gestão dos afetos, numa sala de 3 anos, para a construção de valores e competências sociais”. Acredita-se que se vive uma crise de relações humanas e esta tem contribuído para o surgimento de uma sociedade pouco dotada de valores. Acredita-se igualmente que é no contexto do trabalho com as crianças pequenas que se consegue fazer essa construção de valores e conceitos fundamentais para viver numa sociedade positiva. Pretende-se também refletir sobre a intervenção da estagiária na transmissão de valores e na construção de competências sociais das crianças. Todo o trabalho desenvolvido partiu de observações, do constante questionamento, do conhecimento aprofundado do grupo e da vontade de ir mais além.In the present report are presented all the personal and professional development processes experienced as a student of the master's degree in Preschool Education, during the trainee in a Private Social Solidarity Institution (IPSS) in Porto, in order to develop the knowledge bases necessary to start a teaching practice. From the practice emerged an issue that proved to be important and on which a qualitative study was conducted – "managing affections, in a room of 3 years olds’, in order to the build values and social skills". We believe that we live a human relations’ crisis and this has contributed to the emergence of a unjust society without basic human values. We also believe that it is in the work context with small children that this construction of fundamental social values and concepts can be built. We also aim to reflect upon the trainee’s intervention in construction of children’s values and social skills. This work was built based on a constant questioning attitude, a deep knowledge of the children’s group and, above all, a willingness to always try to go on.
Description: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção do grau de mestre em Educação pré-escolar
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1466
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-PE-2014Ana Rita Tavares.pdfDocumento principal2.24 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.