Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1469
Title: Cuidar da relação pedagógica: diferenciar, motivar e potenciar a criatividade
Authors: Antunes, Catarina Sofia da Silva
Orientador: Gonçalves, Daniela
Keywords: 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Professor reflexivo
Criatividade
Motivação
Diferenciação curricular
Issue Date: Jun-2014
Abstract: O presente relatório pretende evidenciar o trabalho pedagógico desenvolvido no 1º ciclo e 2º ciclo do Ensino Básico, enquanto estudante do Mestrado do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico. Este assenta essencialmente na construção da profissionalidade e expõe a evolução enquanto pessoa e enquanto profissional da educação. Neste processo, várias etapas foram alvo de reflexão para a sua elaboração. Para conhecer de modo aprofundado os diferentes contextos foi realizada uma investigação de natureza qualitativa relativamente aos participantes do estudo para que a intervenção nas duas valências fosse realizada com sucesso. O relatório procura, assim, dar a conhecer as perspetivas educacionais da estagiária, tal como os seus principais focos educacionais enquanto futura docente: motivação, criatividade, diferenciação e reflexão. Os estágios realizados assumem grande importância para o futuro que se avizinha e serviram para que a estagiária pudesse conhecer diferentes contextos educacionais e ser capaz de se adaptar a cada um deles, desenvolvendo assim a sua capacidade de intervenção/reflexão.ABSTRACT The present report seeks to stress out the pedagogical work developed between the primary and the lower secondary level of education, as a student of the Master degree in primary and lower secondary level of education. This is based mainly in the construction of professionalism and gives exposure to the evolution as a person and as a professional of education. During this process, several steps as been object of a deep reflection during the writing of the report. To know in a most profound way the different contexts, was made a qualitative investigation regarding the study participants to both forms could have the success that was expected. This report aims to get to know the educational perspectives from the trainee, such as her educational focus as a future teacher: motivation, creativity, distinction and reflection. The academic internships carried have a great significance to the future and helped the trainee to get in touch with different educational contexts and also made her be able to adapt to each one of them, developing her ability to intervention and reflection.
Description: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para a obtenção de grau de Mestre em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1469
Appears in Collections:

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
null10.28 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.