Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1474
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorEncarnación, Rueda López-
dc.contributor.advisorJosé Antonio, Torres González-
dc.contributor.authorGomes, Ana-
dc.date.accessioned2014-09-19T15:02:17Z-
dc.date.available2014-09-19T15:02:17Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1474-
dc.descriptionTesis (Doctorado)- Departamento de Pedagogía, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad de Jaén , 2011en_US
dc.description.abstractA estrutura e consequente pressão das sociedades actuais, implica uma formação de indivíduos cada vez mais resilientes. A consolidação dos pilares de resiliência é necessária para superar experiências negativas de vida, para lidar com o stresse recuperar de um trauma. São capazes os pais e mães de filhos com deficiência de se adaptarem às situações geradas pela chegada de um filho “diferente”? Num processo de luto e de reorganização familiar, como utilizam os recursos comunitários para enfrentar a situação? Serão capazes de utilizar factores protectores para lidar com a deficiência e problemática inerente? No processo de superação e aceitação da deficiência valorizam e consolidam os pilares da resiliência? Nesta investigação analisamos o processo de resiliência em contextos familiares que apresentam filhos com incapacidades. Adoptamos uma perspectiva metodológica que combina o qualitativo e o quantitativo num modelo de investigação crítico, que nos permite descrever e explicar a incidência dos pilares de resiliência nestas famílias. Trata-se assim de uma investigação de natureza compreensiva, exploratória e descritiva sobre as percepções de 326 pais e mães que enfrentaram a adversidade de terem um filho com deficiência. Delineamos ainda uma proposta de intervenção de carácter interinstitucional dirigida à formação de competências que favoreçam a aquisição da resiliência. É necessário definir metas que orientem as organizações e os indivíduos para oportunidades de crescimento e êxito sustentado, apostar em organizações ágeis, com capacidade de resposta rápida às situações novas e imprevistas e estar aberto a novas experiências e desafios para poder melhorar o futuro. RESUMEN: La estructura y consecuente exigência de las sociedades actuales, envuelve una formación de individuos cada vez más resilientes. La consolidación de los pilares de resiliência es necesaria para superar experiencias negativas, para lidiar con el estrés y recuperarse de un trauma.¿Son capaces los padres y madres de hijos con deficiencia de adaptarse a la llegada de un hijo “diferente”? ¿En el proceso de luto y de reorganización familiar, como utilizan los recursos comunitarios para enfrentar la situación? ¿Serán capaces de utilizar factores protectores para lidiar con la deficiencia y problemática de sus hijos? ¿En El proceso de superación y aceptación de la deficiencia valoran y consolidan los pilares de la resiliencia? En esta investigación analizamos el proceso de resiliencia en contextos familiares que presentan hijos discapacitados. Adoptamos una perspectiva metodológica que combina el cualitativo y el cuantitativo en un modelo de investigación crítico, que nos permite describir y explicar la incidencia de los pilares de resilienciaen estas familias. Se trata de una investigación de naturaleza comprensiva, exploratória y descriptiva sobre las percepciones de 326 padres y madres que enfrentaron la adversidad de tener un hijo con deficiencia. Delineamos una propuesta de intervención de carácter interinstitucional dirigida a la formación de competências que favorezcan la adquisición de la resiliencia. Es necesario definir metas que orienten las organizaciones y los individuos para oportunidades de desarrollo y éxito sostenido, apostar en organizaciones ágiles, con capacidad de respuesta rápida a situaciones nuevas e imprevistas y estar abierto a nuevas experiencias y desafíos para mejorar el futuro.en_US
dc.language.isospapt_PT
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectResiliênciaen_US
dc.subjectDeficiênciaen_US
dc.subjectFamíliaen_US
dc.titleAnálisis e incidencia de los factores de resiliencia en padres y madres con hijos, que bajo el constructo de la diversidad, son etiquetados como discapacitados: una propuesta de intervención en el ámbito sociofamiliaren_US
dc.typedoctoralThesisen_US
Appears in Collections:Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tesedoutoramentoanagomes.pdfDocumento principal4.05 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.