Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1499
Title: A música na socialização de crianças com perturbação do espectro do autismo: perspetivas de educadores e professores
Authors: Vieira, Ana Sofia
Orientador: Gomes, Ana
Keywords: Educação especial
Autismo
Música
Socialização
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Issue Date: Sep-2014
Abstract: O presente projeto de investigação foi desenvolvido no sentido de conhecer os benefícios da Música no processo de socialização da criança com Perturbação do Espectro do Autismo, tendo como objetivo fulcral, na sua parte empírica, compreender as perspetivas dos Educadores de Infância e Professores do 1ºCiclo do Ensino Básico relativamente a esta relação. Com o conhecimento de que esta é uma problemática existente nas nossas escolas e compreendendo que a música se reveste de imensas qualidades para o desenvolvimento de competências sociais nestas crianças, é fundamental conhecer a opinião dos docentes sobre a sua relevância relativamente à sua prática pedagógica. Assim, para o desenvolvimento da investigação selecionamos uma metodologia mista quantitativa/qualitativa com recurso ao inquérito por questionário. Assim, com esta investigação pretendeu-se destacar a importância da música para a criança com Perturbação do Espectro do Autismo, como forma de obtenção de resultados prometedores no desenvolvimento da interação social, área que nestas crianças se encontra comprometida. Deste modo, os conteúdos abordados e desenvolvidos ao longo do presente trabalho são considerados relevantes e atuais, tendo em conta a área das Ciências da Educação, nomeadamente a Educação Especial.ABSTRACT This research project was developed to meet the benefits of music in the process of socialization of children with Autism Spectrum Disorder, with the key objective in its empirical part, understand the perspectives of Kindergarten and 1st cycle Teachers regarding this relationship. With the knowledge that this is an existing problem in our schools and realizing that the music is of immense qualities for the development of social skills in these children, it is essential to know the teacher’s views on the importance of music in relation to their practice. Thus, for the development of this research a mixed quantitative / qualitative methodology was selected using a questionnaire survey. This research intended to highlight the importance of music for children with Autism Spectrum Disorder, as a way of obtaining hopefully results in the development of social interaction, an area that is compromised in these children. The contents covered and developed throughout this work are considered relevant and current concerning Educational Sciences including Special Education.
Description: Projeto de Investigação realizado no âmbito da Unidade Curricular de Seminário de Projeto – Problemas Cognitivos e Motores
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1499
Appears in Collections:PG Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PG_2014_EE.AnaSofiaVieira.pdf.pdfDocumento principal1.03 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.