Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2097
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Ana Luísa-
dc.contributor.advisorSilva, Brigite-
dc.contributor.authorMartins, Lígia-
dc.date.accessioned2015-03-31T09:04:10Z-
dc.date.available2015-03-31T09:04:10Z-
dc.date.issued2015-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2097-
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente relatório tem como objetivo visar e evidenciar as competências profissionais adquiridas ao longo da formação e da prática de ensino supervisionada em contexto da Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Os educadores/ professores assumem cada vez mais um papel ativo na gestão e organização curricular e investigam teorias e estratégias para compreender e analisar práticas educativas. Como tal, este relatório contém uma investigação qualitativa visando a promoção de experiências de aprendizagem significativas e integradoras. Na Pedagogia-em-participação torna-se necessário abordar as diversas dimensões curriculares da pedagogia. Assim sendo, a presente intervenção educativa teve como referência as Dimensões Curriculares da pedagogia bem como as áreas de conteúdo/ curriculares que culminaram em atividades que desenvolveram as crianças globalmente e foram ainda um ponto de apoio para a estagiária no desenho da sua ação educativa. Na tentativa de enriquecer todo este percurso, tornou-se imprescindível investigar ainda sobre outros temas considerados fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. Este relatório apresenta, por último, uma reflexão da evolução da estagiária enquanto pessoa e profissional espelhando o seu envolvimento com os grupos, as competências adquiridas e os resultados obtidos.por
dc.description.abstractABSTRACT This report aims to target and demonstrate the professional skills acquired during training and supervised teaching practice in the context of pre-school education and 1st cycle of basic education. Educators / teachers are increasingly taking an active role in management and curricular organization and investigate theories and strategies to understand and analyze educational practices. Thus, this report contains a qualitative research aiming the promotion of significant and integrative learning experiences. Pedagogy-in-Participation requires an approach of the various curricular dimensions in pedagogy. Therefore, this educational intervention had reference to the pedagogy of curricular dimensions as well as the areas of content / curriculum culminating in activities that develop children as a whole and were still a point of support for the trainee in the design of her educational action. Trying to enrich this course, it was necessary to investigate on other topics considered essential in the teaching-learning process. Finally, this report presents a reflection of the evolution of the trainee as a person and professional showing her involvement with the groups, the skills acquired and the results obtained.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.subjectEnvolvimento parentalpor
dc.titleDimensões curriculares: um ponto de apoio no desenho da ação educativapor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201430398-
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM_2015_PE1ºLigiaMartins.pdf28.78 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.