Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2102
Title: Aprender agindo: as atividades lúdicas como fator promotor de sucesso na aprendizagem
Authors: Barros, Cátia
Orientador: Ferreira, Ana Luísa
Keywords: Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Criatividade
Diferenciação pedagógica
Profissional reflexivo
Issue Date: Feb-2015
Abstract: Tendo em conta as alterações às habilitações da carreira docente, que passa a ter uma dupla habilitação, abrangendo a Educação Pré-Escolar e o Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, o presente relatório, introduzido no âmbito do Mestrado de Formação de Professores - Especialidade em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, tem por objetivo designar o processo de edificação da profissionalização realizada ao longo de dois estágios. Neste sentido, perante um novo paradigma de dupla aptidão, caraterizado por uma articulação, flexibilidade e acompanhamento do docente em dois níveis de ensino, serão enunciadas, ao longo deste relatório, as experiências e evidências em ambos os contextos, encontrando-se especificidades em cada uma das valências. A intervenção educativa, nos dois contextos, pautou-se por uma pedagogia da criatividade, perante um clima aberto ao diálogo e ao pensamento criativo, focado na criança/aluno como um ser singular, apoiando a prática numa diferenciação pedagógica, através da promoção de aprendizagens significativas e ativas. Deste modo, este relatório reflete um pouco do empenhamento e paixão ao longo do percurso de uma estagiária, fruto da sua reflexão contínua sobre as práticas, expondo-se algumas certezas que retratam e caraterizam o perfil de profissional que esta projeta construir, contribuído para uma educação capaz de retorquir aos desafios da sociedade atual.
Regarding the actual changes in the qualifications of a teacher career, that has been changed to a double qualification, that now covers pre-school education and teaching of the 1st cycle of basic education, the following report, introduced under the Master Degree of Teacher Training -Specialty in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, has in its goals to describe the process in which the professionalization was built-up, accomplished with two internships. Therefore, facing a new paradigm of the double qualification, characterized by a hinge, flexibility, and monitoring of teacher in both levels of education, setting out specificities in each one of the levels. The education of the intervention, in both contexts, was marked by a pedagogy of creativity under the circumstances of propensity for dialogue and creative thought. Focused in a child/student as a unique being, supporting the practice in a pedagogic differentiation, by promoting significant and active learning. Consequently, this report reflects a bit of commitment and passion along the pad as an intern, which is a result of it’s ongoing reflection on practices, exposing some certainties that delineate and characterize the profile of the profession that the intern herself wishes to build, contributing to a education that have the capability of achieving a point of retort the challenges of today society.
Description: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2102
Appears in Collections:

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
null23.49 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.