Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2103
Title: | O jogo e o brincar como estratégias de motivação no processo ensino-aprendizagem |
Authors: | Ferreira, Karina |
Orientador: | Ferreira, Ana Luísa Silva, Brigite |
Keywords: | Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico |
Issue Date: | Feb-2015 |
Abstract: | O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-
Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, tem como objetivo apresentar as práticas
realizadas nos estágios profissionalizantes realizados nas respetivas valências.
Sob o título - O Jogo e o Brincar como estratégias de motivação no
Processo Ensino-Aprendizagem – procurámos definir um percurso que
permitisse garantir uma prática sustentada na motivação para a aprendizagem e
na criação de estratégias lúdicas no caminho da aprendizagem eficaz.
Com a presente narrativa pretende-se investigar e refletir sobre as teorias
e as práticas de motivar para aprender, e a utilização do jogo e da brincadeira
no processo ensino-aprendizagem, num Jardim-de-Infância e numa Escola
Básica de 1ºCiclo. A temática será abordada com a perspetiva de se perceber a
transversalidade da mesma nas duas valências em estudo.
A intervenção educativa, nos dois contextos, seguiu a linha de uma
pedagogia motivacional pela via do lúdico. Sendo assim, este relatório espelha
uma prática preocupada com a motivação das crianças e dos alunos para a
aprendizagem e a criação de atividade lúdicas que apelem à motivação das
mesmas, realizadas durante todo o percurso de profissionalização pela
estagiária. A estagiária procurou observar, planificar, avaliar e refletir para
reformular a sua prática, colocando neste relatório as evidências da mesma. This report, conducted within the Masters degree in pre-school education and 1st cycle of Basic Education, aims to present the practices performed in professional internships in the respective valences. Under the title - Game and Play as motivational strategies in Teaching- Learning Process – we have tried to define a route that would guarantee a sustainable practice in motivation for learning and creating playful strategies on the path of effective learning. With this narrative is intended to investigate and reflect on the theories and practices to motivate to learn, and the use of the game in the teaching-learning process in a pre-school and a 1st cycle of Basic Education. The issue will be addressed with the perspective of understanding the mainstreaming of the topic in the two valences on study. The educational intervention, in both contexts, followed the line of a motivational pedagogy through the playful. Thus, this report reflects a practice concerned with the motivation of children and students for learning and creating recreational activities that appeal to their motivation, held throughout the course of professionalization. The intern sought to observe, plan, evaluate and reflect to reshape the practice, putting in this report the evidence of it. |
Description: | Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2103 |
Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TM_2015_PE1ºKarinaFerreira.pdf | 9.45 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.