Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2106
Title: O docente generalista: educar numa perspetiva de futuro
Authors: Ribeiro, Patrícia
Orientador: Ferreira, Ana Luísa
Silva, Brigite
Keywords: Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Docente generalista
Aprendizagem
Issue Date: Feb-2015
Abstract: O presente relatório foi escrito no âmbito do Mestrado em Formação de Professores, nas especialidades de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório explicita o processo de formação profissionalizante realizado ao longo dos dois estágios, nas valências de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, evidenciando a prática pedagógica desenvolvida em duas instituições distintas, por um período de quatro meses em cada contexto, apoiado por uma investigação de carácter naturalista, um estudo exploratório e uma observação persistente, visando melhorar a prática pedagógica, através de uma atitude crítica e reflexiva. Pensando nas transformações que a educação tem vindo a sofrer, no que diz respeito ao regime de habilitação para a docência, que acabaram por conduzir a uma ampliação das práticas do docente, passando a existir a habilitação generalista, são descritas, as práticas e as bases teóricas, que ajudaram a mestranda a saber mais sobre educação, através de perspetivas teóricas, dos documentos institucionais, bem como através de instrumentos e técnicas pedagógicas. Assim neste relatório são abordados alguns temas indispensáveis na prática docente. A ação de observar, planificar, agir e avaliar foram o culminar de um processo complexo que é o desempenho de um docente. Finalizando, e como esta prática educativa foi um processo de crescimento e de desenvolvimento pessoal e profissional, como futura educadora/professora, numa fase final deste relatório é apresentada uma reflexão sobre o balanço de toda a sua intervenção educativa.
This report was written as part of the Master's degree in Teacher Education in Pre-school Education and Elementary School Teaching. This report explains the process of professional formation throughout two stages, in both contexts, it explains the pedagogic training developed by the author in two different institutions, during a period of four months in the context of Pre-School and 1st Cycle School Teaching, supported by a naturalist investigation, an exploratory study and an incessant observation to improve the teaching practices through a critical and reflective attitude. Thinking about the transformations that education has suffered, especially when it comes to the standards of teaching have led to a broadening of skills by this instructor, who was a possessor of a double qualification, all the supporting practices and base theories are described, that helped the graduate student to learn more about education through theoretical perspectives, institutional documents and also through some tools and teaching techniques. So in this report are addressed some essential topics in the professional practice of a teacher. The act of observing, planning, act and evaluation were a culmination of a complex process that is the performance of a teacher. Finally, and as this educational practice was a growing process enhancing and professional development as a future educator / teacher, in the final phase of the report, the stage student presents a reflection on the final balance of the entire educational intervention.
Description: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para a obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2106
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM_2015_PE1ºPatriciaRibeiro.pdf4.95 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.