Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2156
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Mónica-
dc.contributor.authorSilva, Maria João Mota Pinto-
dc.date.accessioned2015-05-28T08:41:28Z-
dc.date.available2015-05-28T08:41:28Z-
dc.date.issued2015-05-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2156-
dc.descriptionTrabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: área de especialização em Animação da Leitura.por
dc.description.abstractO trabalho de projeto “Ler com olhos de ver: a ilustração como forma de promoção da leitura” pretende refletir e investigar sobre o papel das ilustrações dos livros infantis na promoção da leitura junto das crianças. Considerando que vivemos numa “civilização da imagem” onde somos constantemente confrontados com um mundo visual, com uma linguagem própria cheia de signos e significados, compete à escola e ao professor ensinar as crianças a compreender toda esta cultura visual que as rodeia. No entanto, o próprio sistema de ensino desvaloriza a importância e a influência que a linguagem e a cultura visual têm na formação global da criança. O próprio professor nem sempre se sente motivado e preparado para conseguir transmitir e ensinar tais conhecimentos, muitas vezes por falta de formação nesta área. Assim, este trabalho de projeto tem como objetivo indagar sobre as estratégias que poderão ser utilizadas para promover a leitura junto das crianças, utilizando como recurso a imagem, fornecendo, para isso, aos professores e técnicos de biblioteca ferramentas úteis que lhes permitam trabalhar esta questão em contexto escolar de forma autónoma. Para o efeito foram concretizadas ações educativas dirigidas às crianças e aos docentes utilizando como recurso as ilustrações dos livros infantis. Este recurso foi escolhido dada a qualidade e criatividade que, hoje em dia, as ilustrações apresentam. Percebemos que, através das imagens dos livros infantis as crianças conseguem interagir com objeto livro, não só através texto escrito mas também da sua linguagem visual, as ilustrações. Desta forma, conseguimos motivar e cativar o interesse da criança para o livro e para a leitura, bem como, motivar e dar ferramentas aos docentes para que possam trabalhar a leitura através da imagem. Palavras-chave: promoção da leitura, imagem, ilustração, livro infantil, linguagem visual, cultura visual.por
dc.description.abstractAbstract: The project work “Reading as gazing: illustration as a way to promote reading” aims to make a reflection and a research on the role of illustrations in children’s books in the promotion of reading habits among youngsters. Considering we live in a “world of images” where we are repeatedly faced with the visual world and with a singular language full of signs and meanings, it is the school and teachers’ role to teach children to understand all this visual culture around them. However, the education system itself undervalues the importance and influence the language and visual culture have on the global child’s development. The teacher is also not always motivated and prepared to impart and teach such knowledge, often due to the lack of training in this area. Thus, the goal of this work is to find strategies that might be implemented to promote reading among children, using pictures as the stimuli, so as to provide teachers and library technical assistants with resourceful tools that allow them to deal with this matter autonomously at school. To this effect, educational actions oriented to children and teaching staff were carried out using children’s books illustrations as a resource. This choice was based on the quality and creativity of today’s illustrations. It is possible to realise children manage to interact with the book-object through the images in it, not only through words but also through its visual language, i.e. illustrations. In this way, we are able to motivate and captivate the child’s interest in the book and its reading, as well as motivate the teaching staff and provide them with tools to address reading through pictures. Key words: promotion of reading, image, picture, illustration, children’s books, visual language, visual culture.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPromoção da leiturapor
dc.subjectImagempor
dc.subjectIlustraçãopor
dc.subjectLivro infantilpor
dc.subjectLinguagem visualpor
dc.subjectCultura visualpor
dc.titleLer com olhos de ver: a ilustração como forma de promoção da leiturapor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201338459-
Appears in Collections:Animação da Leitura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho de projeto - Maria João Silva.pdfDocumento principal1.83 MBAdobe PDFView/Open
Anexos - Maria João M. P. Silva.pdfAnexos12.77 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.