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dc.contributor.advisorAfonso, Carlos-
dc.contributor.authorRua, Catarina Ribeiro-
dc.date.accessioned2015-05-28T10:50:14Z-
dc.date.available2015-05-28T10:50:14Z-
dc.date.issued2015-02-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2158-
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação – Especialização em Educação Especialpor
dc.description.abstractEste trabalho pretende analisar a forma como filhos ouvintes de pais surdos vivenciaram os seus primeiros tempos de vida e, nomeadamente, a descoberta de que os seus pais eram surdos. Por outro lado, tenta-se evidenciar as influências da relação com a comunidade surda no processo de construção identitária desses sujeitos. Através da recolha de seis testemunhos de jovens e adultos ouvintes filhos de pais surdos foi possível constatar que as suas vivências constituíram, para eles, como uma mais-valia, apesar de socialmente nem sempre isso ser reconhecido, uma vez que, inicialmente, a sociedade via os surdos como deficientes. Isto poderia ter desenvolvido dificuldades e até discriminação por parte dos filhos ouvintes de pais surdos, visto que se podia ter dado um efeito de contágio em que os próprios filhos se sentiriam envergonhados e diminuídos socialmente pelo facto de os pais terem essa condição. Porém, observamos que houve uma mudança na sociedade, aliás, sabemos que cabe à sociedade em geral e, especificamente, aos membros que a constituem, a integração de todos, respeitando as suas diferenças. A mudança e a evolução de qualquer sociedade devem-se orientar pelo respeito, pela diferença e pela igualdade de oportunidades, para que esse respeito transcenda uma realidade ideal e se constitua como uma construção quotidiana. Por fim, este estudo insere-se numa perspetiva de revelar outras facetas sobre os surdos e as comunidades em que se inserem.por
dc.description.abstractThis study aims to examine how children of deaf adult (CODA) experienced their early life, in particular the discovery that their parents were deaf. It also attempts to reveal how the relationship with the deaf community influences the identity construction process of these individuals. The testimonies of six young and adult hearing people who were born from deaf parents revealed that their experiences were acknowledged by them as an asset for their lives, although society has not always seen it the same way. As a result of a contagious effect, this kind of discrimination could have caused major difficulties in their lives and interfered with the development of these children as it could have made them feel ashamed and socially diminished by the fact that their parents have this condition. However, we found that there was a change. It is now up to society, and all of the members that are part of it, to integrate and respect the differences between each other. The change and evolution of any society should be focused on respect, accepting the differences and foment equal opportunities so that the change in mindset transcends utopia and becomes an everyday construction. Finally, this study is part of a perspective to reveal other facets of the deaf and the communities live in.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectSurdopor
dc.subjectPais surdospor
dc.subjectFilhos ouvintespor
dc.subjectComunidade surdapor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectSurdezpor
dc.titleFilhos ouvintes de pais surdos - vivências e construção do processo identitáriopor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201370360-
Appears in Collections:Educação Especial

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