Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2164
Title: Análise SWOT do Ensino Superior Português: oportunidades, desafios e estratégias de qualidade
Authors: Comissão Setorial para a Educação e Formação
Grupo de Trabalho para a Gestão da Qualidade no Ensino Superior
Gonçalves, José Luís
Medeiros, Paula
Keywords: Ensino Superior Português - análise SWOT
Gestão da Qualidade no Ensino Superior
Educação e Formação
Ensino Superior - missão
Ensino Superior - desafios
Issue Date: 2014
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Citation: Comissão Setorial para a Educação e Formação; Grupo de Trabalho para a Gestão da Qualidade no Ensino Superior - Análise SWOT do Ensino Superior Português: oportunidades, desafios e estratégias de qualidade. Coimbra: [s.n.]. ISBN 978-989-26-0830-3 (PDF). Doi: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0830-3
Abstract: Prefácio: A evolução do Ensino Superior português tem sido, ao longo das últimas décadas, pautada por amplas e profundas alterações. Em Portugal, desde a década de setenta do século XX, destaca-se o crescimento exponencial do sistema, traduzido no aumento do nú- mero de Instituições de Ensino Superior e no aumento, em número e diversidade, da capacidade instalada com a criação de novos programas e ciclos de estudo e novas áreas de formação. Destaca-se ainda a implementação do processo de Bolonha; a mudança do perfil socioeconómico dos estudantes e da sua situação perante o mercado de trabalho e, mais recentemente, o impacto da crise financeira no financiamento do sistema. Tendências gerais como a globalização e a democratização do acesso ao Ensino Superior, ou contextos específicos como o aumento da taxa de abandono escolar e a pressão para a empregabilidade dos diplomados, carecem de análise e reflexão com vista à adoção de medidas conjuntas ou institucionais para adequação de instrumentos e/ou princípios. Na avaliação que faz do sistema de Ensino Superior português em 2006, a OCDE refere que os próximos passos deverão ser dados no sentido de fazer um melhor e mais eficiente uso dos recursos já existentes e não no sentido da expansão ou alargamento da rede, sugerindo que o caminho passará por uma maior consolidação da rede já existente. A rede das Instituições de Ensino Superior em Portugal parece estar sob fogo, numa agenda onde as palavras “reorganização”, “racionalização” e “integração” têm prevalecido face a outras não menos relevantes como “internacionalização”, “externalização” ou “Qualidade”, etc. Neste cenário, urge refletir sobre o sistema de Ensino Superior existente no país, com um campo de visão alargado ao desenvolvimento de ações estratégicas que visem o fim último que, acredito, será partilhado por todas as instituições, independentemente da sua natureza: um Ensino Superior coeso, de maior qualidade, em constante melhoria e aperfeiçoamento, cujo mérito seja reconhecido além-fronteiras. Alicerçada nestas preocupações, a obra aqui apresentada consubstancia o trabalho realizado pelo GT2 – Grupo de Trabalho para Gestão de Qualidade no Ensino Superior da Comissão Setorial para a Educação e Formação (CS/11), cuja mais-valia se traduz na construção de uma visão e reflexão partilhada pelas Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, representadas no Grupo. Não tendo a pretensão de ser uma obra fechada nem um manual teórico, aspira a lançar pistas e estratégias a seguir para melhorar o sistema do Ensino Superior, no percurso das instituições que nele reveem a sua utilidade. Do trabalho desenvolvido pelo Grupo, uma ilação comum se pode retirar, como mote para atuação futura: um aumento da cooperação entre instituições possibilitará um reforço das redes colaborativas no sistema, aumentado a qualidade do Ensino Superior. Margarida Mano Vice-Reitora da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2164
Appears in Collections:

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AF - Analise SWOT.pdf2.47 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.