Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2178
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeves, Ivone-
dc.contributor.authorTavares, Sabrina Duarte-
dc.date.accessioned2015-07-07T13:43:04Z-
dc.date.available2015-07-07T13:43:04Z-
dc.date.issued2015-07-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2178-
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar.por
dc.description.abstractO presente relatório tem como principal objetivo compreender de que forma o brincar tem influência sobre a aprendizagem das crianças. O brincar permite que as crianças vivenciem experiências importantes para a sua vida através do lúdico, estimulando a sua criatividade, curiosidade e autonomia. O educador deve ter um papel essencial em todo o processo de aprendizagem, proporcionando atividades e condições propícias a todo o processo educativo. O relatório retrata o trabalho desenvolvido numa instituição pré-escolar, com um grupo de crianças de três anos, tendo como objetivo perceber a importância do brincar na aprendizagem das mesmas. Deste modo foi necessário conhecer os princípios da instituição, o contexto em que se insere, bem como, realizar uma caracterização do grupo de crianças. Para tal, recorreu-se à análise de diversos documentos, a observações realizadas ao longo de todo o estágio e à realização de entrevistas à educadora, à auxiliar de ação educativa e a três crianças da sala. Com este trabalho, podemos concluir que, o brincar permite que as crianças tenham aprendizagens significativas e de qualidade, contribuindo para todo o seu processo de desenvolvimento e para a sua integração na sociedade.por
dc.description.abstractThe following report´s main goal is to understand how the way children play influence their apprenticeship. Playing allows children to live experience fundamental for their life trough playful, stimulating children´s creativity, curiosity and autonomy. The educator must have an essential role in the all process of apprenticeship, propitiating activities and propitious conditions to the entire educational process. The report portrays the work developed in a pre-scholar institution, with a 3-year-old group of children, aiming to realize the importance of playing in children's learning. It was required to know all the principles of the institution, the context where it was inserted, as well as characterizing the group of children. To do so, it was needed to analyze several documents, make observations throughout the entire time in the institution and conduct interviews to the interviews with the teacher, the educational action auxiliary and three children. With this work we can conclude that playing allows children to have significant and quality apprenticeships, contributing for their developing process and integration in society.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectDesenvolvimento da criançapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleO Brincar como meio de aprendizagem no jardim-de-infânciapor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201467364-
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio - Brincar como Meio de Aprendizagem no Jardim-de-Infância.pdfDocumento principal631.41 kBAdobe PDFView/Open
Anexos.pdfAnexos12.8 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.