Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2187
Title: As convicções pedagógicas e a prática educativa
Authors: Barbosa, Maria Benedita Nugent Ribeiro Sottomayor
Orientador: Gomes, Maria dos Reis
Keywords: Ensino Básico
1º-2º Ciclo
Construtivismo
Prática educativa
Issue Date: 7-Jul-2015
Abstract: O presente relatório de estágio pretende espelhar, o mais próximo da realidade possível, todo o percurso percorrido nos dois estágios profissionalizantes, realizados em contextos de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Devidamente fundamentada a nível teórico, a ação educativa foi sendo construída a par, de uma investigação naturalista, de cariz exploratório, qualitativo e descritivo. Esta permitiu responder às exigências colocadas ao professor das duas valências, assim como responder às necessidades que os grupos apresentavam, tentando sempre promover aprendizagens ativas, significativas e motivadoras. Toda a intervenção educativa foi apoiada pela constante necessidade de reflexão que permitiu o “confronto” entre o que se acredita e o que se aplica, entre as “convicções pedagógicas” e a prática. A reflexão visava, também, o aperfeiçoamento da prática pedagógica, estando na base de todo o processo de avaliação, quer quando incidia sobre as aprendizagens dos alunos, quer quando o objetivo era analisar a intervenção da estagiária. Ao longo dos estágios profissionalizantes, viu-se como principal preocupação a desconstrução curricular de forma a adaptar e transformar o currículo de acordo com as necessidades dos alunos, recorrendo a metodologias ativas que permitissem corresponder aos pressupostos defendidos no construtivismo. Uma vez que os estágios decorreram no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, foi possível, com base nas experiências vividas, refletir sobre as semelhanças e divergências entre as duas valências e o que se espera de um professor com dupla habilitação.
The following internship report intends to show the route of the two work placements as closely to reality as possible held on Primary and Secondary School. Given the applied theory, educational activities were built alongside with natural, exploratory, descriptive and qualitative research. This allowed the satisfaction of the requirements set to the teacher, as well as the needs that the students presented, always trying to promote active, significant and motivating learning. The educational intervention was supported by the constant need for reflection, which allowed the "confrontation" between what is believed and what is applied, among the "pedagogical convictions" and practice. The reflection was aimed also for the improvement of pedagogical practices, and for the entire evaluation process, either when focused on student learning or when the goal was to analyze the intervention of the intern. Over the professional internship, curriculum deconstruction was seen as a major concern, in order to adapt and transform the curriculum according to students needs, using active methods enabling to meet the assumptions defended on constructivism. Since the internship took place on Primary and Secondary School, it was possible, based on these experiences, to reflect on the similarities and differences between both contexts and what is expected of a teacher with dual qualification.
Description: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2187
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